A Gazeta ganha três troféus no Prêmio MPT de Jornalismo

Reportagem especial e fotografia vencem nas categorias regional e nacional

Por Comunicação - atualizado em 18/08/2017 as 15:21

Foto: Reprodução/Facebook

Foto: Reprodução/Facebook

Este é o quarto ano seguido que o jornal fatura o prêmio

A matéria especial “Dor e morte no caminho das pedras” e a fotografia “Profissão extinta”, o retrato de uma pós-tragédia, ambas publicadas em A Gazeta, foram vencedoras do Prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) de Jornalismo. Este é o quarto ano seguido que o jornal fatura o prêmio.

Na categoria Fotojornalismo, o trabalho de Ricardo Medeiros venceu na regional Sudeste. Já a reportagem foi a grande vencedora nacional e também da regional Sudeste na categoria Jornal Impresso. A revelação dos ganhadores foi feita ontem à noite, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Brasília.

A fotografia retrata ribeirinhos um ano após a lama da Samarco atingir o Rio Doce. Intitulado “Profissão extinta”, a foto traz Dona Conselheira, que depois de mais de 40 anos lavando roupa naquelas águas, viu sua fonte de sustento ir embora junto com a lama de devastou o rio após a tragédia.

“A tragédia acabou com a profissão dela. Os netos e os filhos foram criados tomando banho no Rio Doce. A cena retrata como a vida dessas pessoas foram afetadas e continua sendo, porque a atividade dela não voltou”, disse Ricardo.

Já a reportagem especial “Dor e morte no caminho das pedras“, do jornalista Patrik Camporez, concorreu na categoria Impresso. Durante três meses, o repórter viajou por mais de dez municípios de Norte a Sul do Estado coletando histórias dos parentes de vítimas da indústria de rochas ornamentais.

“Em alguns locais, havia vilas de viúvas, quisemos contar essas histórias. Não é um tema do passado, as mortes continuam acontecendo. Esse é um setor importante da economia capixaba e muitas coisas precisam ser feitas para que essas mortes deixem de acontecer”, comentou o repórter.

OUTROS PRÊMIOS

2014

Regional Sudeste

Patrik Camporez venceu a categoria regional Sudeste, com a reportagem “A rotina desumana da colheita do café”.

2015

Especial Fraudes Trabalhistas

Beatriz Seixas, Mikaella Campos e Viviane Carneiro faturaram o Prêmio MPT Especial, com a série de reportagens “Terceirização – trabalho desumano e abandono”.

2016

MPT de Jornalismo e Webjornalismo

Mikaella Campos e Vilmara Fernandes receberam o maior prêmio da competição, com a reportagem

“A caixa-preta dos sindicatos”, além das categorias web regional Sudeste e web nacional.

Impresso Nacionale Regional

Produzida por Beatriz Seixas e Mikaella Campos, a série “Tragédia na plataforma” foi a melhor nas categorias impresso regional Sudeste e impresso nacional.

Fonte: Gazeta Online

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.