A Gazeta seleciona novos integrantes para Conselho de Leitores

Grupo se reúne mensalmente para avaliar jornal impresso e Gazeta Online

Por Ismael Inoch - atualizado em 17/10/2016 as 15:02

O que pode melhorar? O que pode mudar? Como podemos fazer isso? Para responder a essas perguntas, estão abertas as inscrições para a formação do novo Conselho de Leitores de A Gazeta e Gazeta Online. O grupo será composto por sete pessoas que ficarão responsáveis por acompanhar diariamente as reportagens com o objetivo de avaliar qualidade, precisão e abordagem dos mais variados assuntos noticiados. Para participar da seleção basta preencher o formulário disponível a partir desta segunda-feira (17) no site www.gazetaonline.com.br/conselho.

Após seleção da primeira etapa, os interessados escolhidos pela organização do Conselho serão entrevistados pessoalmente. O resultado será publicado no jornal impresso e no portal. Durante um ano, os conselheiros recebem uma cortesia de A Gazeta entregue na porta de casa, além de acesso ilimitado ao portal Gazeta Online.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Reunião de posse do atual Conselho de Leitores, realizada no fim de 2015

As reuniões do Conselho acontecem uma vez por mês e as datas para todo o ano são anunciadas logo no primeiro encontro, o que facilita a programação dos conselheiros. O trabalho é voluntário e os encontros acontecem na sede da Rede Gazeta, em Vitória.

A primeira reunião dos novos conselheiros será realizada no dia 6 dezembro, junto com os atuais participantes do grupo. Esse encontro serve para apresentar a dinâmica usada para avaliação das publicações. A implantação do Conselho de Leitores é um dos instrumentos de autorregulamentação sugeridos pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). As inscrições acontecem no site www.gazetaonline.com.br/conselho. Entre as regras para participar estão critérios como: ter mais de 16 anos e não estar vinculado a nenhuma empresa jornalística.

Regulamento:
– Ter mais de 16 anos.
– Não há remuneração e o mandato é de um ano.
– Não ter vínculo com qualquer empresa jornalística, nem cargo político ou militância partidária
– Ler o jornal A Gazeta e/ou Gazeta Online, no mínimo, três vezes por semana.
– O conselheiro receberá, gratuitamente, uma assinatura diária de A Gazeta, durante a permanência no Conselho. Caso já seja assinante, a assinatura será renovada por um ano.
– Ter disponibilidade para uma reunião mensal na primeira terça-feira de cada mês (conforme calendário prévio).
– Comparecer a, pelo menos, 75% das reuniões presenciais, podendo ser substituído se faltar a mais de três reuniões em um ano.
– Opinar de forma crítica e sincera sobre o jornal tomando como base as instruções que receber.
– Trazer críticas e sugestões que tenham recebido de outras pessoas.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.