Associação internacional defende trabalho da imprensa no ES

Jornalistas fazem cobertura da onda de insegurança no Estado devido à greve da PM

Por Rede Gazeta - atualizado em 10/02/2017 as 18:01

Mais duas associações manifestaram apoio ao trabalho desenvolvido pela imprensa do Espírito Santo na cobertura dos fatos relacionados à crise na segurança pública do Estado. A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) condenou em nota o ataque com tiros à fachada da sede da Rede Gazeta, ocorrido na madrugada de quinta-feira (9) em Vitória,  e defendeu a liberdade de imprensa com base na Declaração de Princípios da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (OEA). A AIR manifestou solidariedade a funcionários e diretores da Rede Gazeta e pediu rigorosa apuração dos fatos pelas autoridades locais.

Além dos jornalistas da Rede Gazeta, equipes dos telejornais da TV Globo, programa Fantástico e da Globonews compartilham as instalações da TV Gazeta para cobertura dos acontecimentos dos últimos dias.

Nesta sexta-feira,  a Associação Brasileira de Agências de Publicidade encaminhou carta ao diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg, solidarizando-se com a TV Gazeta, seus diretores e funcionários, diante do atentado à sede da emissora.  “A AbapAP junta-se às entidades representativas da comunicação brasileira no repúdio à violência cometida e em defesa da liberdade de imprensa, fundamental para a vida democrática”, reforçou o presidente da Abap,  Armando Strozenberg.

Já Associação Brasileira de Comunicação Empresarial,  Aberje publicou em site e redes sociais, nota condenando o ataque e as ameaças e agressões sofridas pelos jornalistas envolvidos na cobertura da greve da Polícia Militar. O movimento da categoria já dura sete dias.

Veja íntegra da nota da Aberje:

Auditório da empresa foi alvo de tiros

Auditório da empresa foi alvo de tiros

Auditório da empresa foi alvo de tiros

A Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial condena veementemente a agressão sofrida pela imprensa na madrugada de quinta-feira (9). Na data, a sede da Rede Gazeta em Vitória (ES), afiliada da Rede Globo no estado, foi alvo de tiros, que quebraram as vidraças do local.

Lamentamos profundamente o ocorrido e prestamos solidariedade à emissora. Os casos que vêm ocorrendo em Espírito Santo são inadmissíveis, inclusive as ameaças e agressões que jornalistas têm sofrido na cobertura dos recentes episódios no estado, segundo relatos das entidades que representam a categoria.

A base de uma sociedade livre é uma imprensa livre, que só pode existir com a total segurança dos profissionais de comunicação.

 

Veja também a íntegra da nota da AIR:

AIR on Line 941-8/2017  
9 de Febrero de 2017  
 
REPUDIO Y CONDENA DE LA AIR ANTE ATAQUE A REDE GAZETA DE BRASIL
 
La Asociación Internacional de Radiodifusión – AIR – repudia y condena enérgicamente el ataque perpetrado contra la sede del Grupo Rede Gazeta, acontecido hoy jueves 9 de febrero en la localidad de Vitória, capital del Estado Espírito Santo, República Federativa de Brasil.
 
El local de la emisora recibió esta madrugada cuatro disparos de bala, que quebraron los ventanales del salón ubicado frente la calle, donde habitualmente se realizan reuniones y eventos. En el momento del ataque no había ninguna persona en el local.
 
La Declaración de Principios sobre Libertad de Expresión de la Comisión Interamericana de Derechos Humanos de la OEA señala: “El asesinato, secuestro, intimidación, amenaza a los comunicadores sociales, así como la destrucción material de los medios de comunicación, viola los derechos fundamentales de las personas y coarta severamente la libertad de expresión. Es deber de los Estados prevenir e investigar estos hechos, sancionar a sus autores y asegurar a las víctimas una reparación adecuada”.
 
La AIR se solidariza con trabajadores y directivos de Rede Gazeta de Brasil al mismo tiempo que exhorta a las autoridades locales a realizar una pronta y rigurosa investigación para determinar los responsables de este grave hecho.
 ———————————————————————-
La Asociación Internacional de Radiodifusión – AIR es una organización fundada en 1946 que representa a más de 17.000 emisoras privadas de radio y televisión y tiene por objetivo fundamental la defensa de la radiodifusión privada y libre y la vigencia efectiva de la Libertad de Expresión del Pensamiento.
   

 

 

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.