Ative lota auditório da Rede Gazeta com palestra de especialista do Google

Convidado deu dicas de como aumentar as vendas pela internet

Por Rede Gazeta - atualizado em 23/06/2017 as 12:02

Guilherme Ferrari

Guilherme Ferrari

Palestra foi na sede da Rede Gazeta, em Vitória

Danielle Rodrigues

A mais nova empresa de soluções digitais da Rede Gazeta, a Ative, reuniu empresários, publicitários, estudantes e demais interessados no tema para falar sobre “Como aumentar as vendas pela internet”. A palestra foi gratuita, aberta ao público e realizada nesta quinta-feira (22), no auditório da empresa, em Vitória. A palestra e as dicas ficaram por conta do gerente de Parcerias Estratégicas do Google, Fernando Ranieri.

O convidado explicou que a presença das empresas no meio digital já é um dos principais requisitos para o sucesso das vendas. Além disso, ele também apontou dados que mostram como parte dos consumidores brasileiros está nos sites das marcas ou já passou por eles antes de fechar um negócio. O gerente do Google destacou, inclusive, que não basta criar um site ou investir em redes sociais, para fisgar o cliente, as empresas precisam estar presentes na hora que o consumidor busca pelo serviço. Os sites de buscas na internet são uma das formas de marcas, produtos e empresas serem encontrados.

Confira a entrevista com o especialista

Quais os primeiros passos para o empreendedor se inserir no mundo digital?

Primeiro, é importante destacar que ficar fora da internet é ficar longe do público e de possíveis clientes. Por isso, o primeiro passo é estudar esse ambiente, buscar informações de como atuar com presença digital para poder ficar próximo aos clientes e entender como ajudá-los a resolver os problemas e as necessidades. A partir daí, entendendo mais sobre a internet, é preciso ter um site, lembrando da importância de pensar na usabilidade pelo celular e depois ter presença nas redes sociais. Isso tudo sempre com conteúdos de qualidade, que vão posicionar melhor a empresa e sua abrangência.

Quais os detalhes precisam ser observados ao atuar na internet?

Hoje, não existe mais falar que vamos acessar a internet, pois a gente vive a internet a todo o momento. Somos muito imediatistas e, na maioria das vezes, com uma pesquisa rápida no celular, já encontramos o que queremos. Daí a necessidade de ter presença digital de forma personalizada e com um diferencial. É importante falar que a internet veio para fomentar mais os negócios, criar um canal mais próximo dos usuários, pensando sempre em como melhorar a experiência de quem a usa. Então, para estar no mundo digital é importante ser sincero e direto, entregar logo as respostas aos clientes e entender mais sobre o processo de compra, que começa na pesquisa do produto ou serviço. Nessa hora, tudo pode influenciar. Por isso, é necessário trabalhar para estimular sempre os clientes, que cada dia mais possuem mais informações e muita expectativa.

Como a internet pode ajudar no momento de crise?

Mesmo na crise, as pessoas continuam consumindo, só que pesquisam muito mais para encontrar melhores preços, condições e promoções. Por isso, é necessário ser criativo, buscar um diferencial de tratamento, se preocupar com o atendimento, com a entrega personalizada e, também, com o retorno das solicitações. Nunca esquecer que na internet as pessoas querem retornos imediatos.

Quais as principais dicas você pode deixar para o empreendedor que vai iniciar na internet?

Ter um site funcional e com usabilidade para o celular; ter conteúdos para apresentar neste canal de atendimento ao cliente; dar retorno sempre e de forma imediata; e estar presente nas pesquisas. Aí vem a atuação com as buscas orgânicas e com o Adwords, que é uma ferramenta democrática e que dá retorno. Outra dica é buscar sempre atualização e, principalmente, controlar os resultados com qualquer ação na internet, para ver os pontos positivos e as novas oportunidades e, assim, mensurar os retornos.

Foco em soluções digitais para pequenas empresas

Guilherme Ferrari

Guilherme Ferrari

André Furlanetto: Ative surgiu para impulsionar vendas por meio de soluções digitais

Para impulsionar vendas, principalmente a partir de soluções digitais para pequenas e médias empresas, foi que a Ative, nova empresa da Rede Gazeta, chegou ao mercado.

O diretor digital multimídia, André Furlanetto, explica que a Ative está preparada para atender a todos os empreendedores, com ferramentas eficientes e de fácil acesso, e que integrem as necessidades e interesses dos clientes que estão on-line.

Ele explica que a empresa atua em três etapas para obter retorno positivo na plataforma digital.

“Tudo começa com ações bem-sucedidas de comunicação e publicidade. Depois criamos um site para o empresário, onde ele pode acolher os interesses dos possíveis clientes. E, por último, ter uma ferramenta para organizar as informações recebidas de forma estratégica, em que o empreendedor consiga atuar de forma direta e, assim, possa gerar também mais fluxo de recursos”, afirma Furlanetto.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.