Debate sobre Jornalismo e Democracia marcam os 87 anos da Rede Gazeta

Encontro para convidados teve especialistas e estudantes de Comunicação

Por Ismael Inoch - atualizado em 11/09/2015 as 19:38

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Debate na sede da Rede Gazeta em Vitória

A Rede Gazeta completa 87 anos nesta sexta-feira (11) e, para celebrar a data e reforçar o compromisso com a informação, realizou o debate com o tema “Jornalismo e Democracia em tempos modernos”. O encontro reuniu especialistas em comunicação no Centro de Eventos e Treinamentos (CET) da Rede Gazeta, em Vitória, na manhã desta quinta-feira (10). O conteúdo discutido no evento é pauta de reportagem especial no jornal A Gazeta.

Entre os assuntos abordados estão a importância do Jornalismo na era digital, a credibilidade, a responsabilidade, a relação entre profissionalismo e conteúdo de usuários de redes sociais, o papel da comunicação para a democracia, independência editorial e o papel da imprensa na sociedade.

A lista de debatedores teve o diretor de Jornalismo da Rede Gazeta, Abdo Chequer, o editor-chefe da Redação Integrada Multimídia, André Hees, o coordenador de Jornalismo da Universidade de Vila Velha (UVV), Rodrigo Cerqueira, a coordenadora do curso na faculdade Faesa, Marilene Mattos, o pós-doutor em Comunicação e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) José Antonio Martinuzzo e o membro do Conselho de Leitores de A Gazeta César Ronaldo.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Encontro reuniu especialistas em Comunicação

Ao falar sobre as novidades tecnológicas desenvolvidas na área de Comunicação nesta década, André Hees reforça a essência da imprensa. “O trabalho do Jornalismo nas redações é insubstituível. O público e nós somos bombardeados com informações e o jornalista é responsável por ordenar, interpretar e filtrar esses dados”, destacou.

“As tecnologias não são uma ameaça ao Jornalismo. Abrir mão da atuação da imprensa é um retrocesso. O papel do jornalista é oferecer uma síntese credível dos fatos e separar o boato do verdadeiro. A civilização precisa ser ensinada e o Jornalismo colabora com isso ao propor a mudança e a diferença”, explica Martinuzzo. “Para isso, é preciso continuar fazendo Jornalismo com coragem e ética”, completou o diretor Abdo.

O debate também teve um momento com perguntas da plateia que foi composta por estudantes de Comunicação, jornalistas da empresa e os 15 aprovados para o Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta que iniciam as atividades na próxima segunda-feira (14).

87 anos

Do impresso ao digital. A história da Rede Gazeta começa na década de 1920. Clique aqui e conheça os fatos mais marcantes do grupo de comunicação capixaba ao longo dos anos.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.