Economia compartilhada: Gazeta Lab lança blog em Festival do Bem

Encontro reúne iniciativas que fazem o bem para a cidade de Vitória

Por Comunicação - atualizado em 20/10/2017 as 14:21

Foto: Leticia Soares

Foto: Leticia Soares

O encontro é resultado de um estudo sobre Economia Compartilhada e Consumo Colaborativo

O mais recente projeto do Gazeta Lab será apresentado ao público. A Rede Gazeta e os estudantes da Fucape Business School vão realizar o Festival do Bem, neste domingo (22), com o objetivo de lançar o Blog do Bem, no Gazeta Online, e apresentar o resultado das pesquisas feitas pelos alunos. O evento será no Parque Botânico Vale, em Vitória, das 14h às 17h, com entrada gratuita e aberta ao público.

O encontro é resultado de um estudo sobre Economia Compartilhada e Consumo Colaborativo, no qual os universitários vêm trabalhando desde junho deste ano. Nele, foram mapeadas as iniciativas que têm o objetivo de fazer de Vitória uma cidade melhor por meio de alguma contribuição social. Cerca de 40 iniciativas individuais e coletivas foram convidadas a se conhecerem e compartilhar suas ideias em uma tarde de apresentações.

Foto: Bruna Borjaille

Foto: Bruna Borjaille

Foram mapeadas as organizações que têm o objetivo de fazer de Vitória uma cidade melhor

A professora de programas de pós-graduação e mentora em iniciativas de inovação social, Juliana Kucht Campos, que coordenou os alunos, conta que a ideia se apoia em três pilares: compartilhar, colaborar e transformar. “Nós mapeamos e conhecemos diversas iniciativas na Capital. O objetivo do festival é fomentar redes de colaboração e parcerias, pois assim conseguem gerar impactos positivos na sociedade compartilhando conhecimentos e experiências”, prevê.

No Blog ficará disponível o Mapa do Bem. “Os internautas vão poder encontrar quais iniciativas têm pela cidade e com quais se identificam. Isso pode gerar até mesmo parceria entre as organizações”, explicou Juliana. A professora será a responsável por atualizar o blog do projeto com novidades, com a ajuda dos alunos e das iniciativas.

A Equipe do Bem é composta pelos graduandos Caio Nunes Tristão, Gabriela Gomes Brown, Gustavo Araújo Saar, Maria Vitória Vasconcelos de Caris, Marisa Teixeira da Silva, Ramon Messias Ribeiro, Roberto da Penha Falquetto Brettas, Samuel de Paula Oliveira, coordenador pela professora especialista Juliana Kucht Campos.

“A proposta de colocar no ar o Blog do Bem é dar continuidade nessa conversa entre as pessoas e instituições que colaboram para Vitória. Serão notícias boas em meio a uma sociedade que procura bons exemplos”, convida o analista de Comunicação da Rede Gazeta, Ismael Inoch.

O endereço é o www.gazetaonline.com.br/blogdobem. O espaço também receberá sugestões de publicações enviadas pelos internautas.

 “É o terceiro projeto do Gazeta Lab disponibilizado para a sociedade com resultados acima de nossa expectativa, o que demonstra que estamos no caminho certo ao abrir a empresa para a comunidade acadêmica”, concluiu a gerente de Relações Institucionais da Rede Gazeta, Luciane Ventura.

Foto: Leticia Siller

Foto: Leticia Siller

A Ufes também participou do Gazeta Lab e realizou o seminário “E aí, vamos de bike?”

Outros projetos

Em agosto deste ano, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) também participou do Gazeta Lab e realizou o seminário “E aí, vamos de bike?”, no auditório da Rede Gazeta. O trabalho completo dos alunos pode ser acessado em gazetaonline.com.br/vamosdebike. Em janeiro, os alunos da Universidade Vila Velha (UVV) lançaram o projeto “Água, por quanto tempo?”. Confira em lab.gazetaonline.com.br/agua.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.