Esgotadas as inscrições do Seminário Balanço da Década da Água

Encontro será na sede da Rede Gazeta e terá transmissão ao vivo no Gazeta Online

Por Ismael Inoch - atualizado em 10/12/2015 as 10:47

Rede Gazeta

Rede Gazeta

Selo da Década Estadual da Água

Devido a grande procura, estão esgotadas as inscrições para o Seminário “Balanço da Década da Água”. Para quem ainda quiser acompanhar o evento, uma transmissão ao vivo será disponibilizada no site do evento http://projetos.gazetaonline.com.br/agua e no portal Gazeta Online. O encontro vai debater ações e discutir soluções para os desafios provocados pela crise hídrica no Espírito Santo, na próxima terça-feira (15), no auditório da Rede Gazeta, em Vitória. A iniciativa é resultado de parceria entre o jornal A Gazeta e a assessoria técnica do Instituto Ecobacia (Organização não Governamental).

O evento ganhou mais uma palestrante: Angela R. C. Ortigara falará do Balanço da Situação das Águas no Brasil e no Mundo. Angela é Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade de Trento, na Itália, e atualmente trabalha como Oficial de Projetos no Programa Mundial de Avaliação da Água da UNESCO. Além dela, a programação terá a participação do diretor delegado da Agência de Águas Seine-Normandie, Marc Collet, da França, que coordenou a recuperação e despoluição do Rio Sena.

Leia também:
Profissionais da Rede Gazeta brilham em premiação
– Moradora de Vila Velha ganha primeiro caminhão do Natal Premiado
 Religião é pauta do Caderno de formatura dos Residentes

Marcelo Prest

Marcelo Prest

Mãe e filha sofre com a seca em Santa Teresa – Outubro de 2015

O debate faz parte de uma série de ações jornalísticas e institucionais da Rede Gazeta sobre a importância de discussões em torno dos recursos hídricos. Este balanço será voltado para uma análise particular do período compreendido pela Década da Água (2005-2015), estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), identificando as conquistas alcançadas, bem como as dificuldades ainda não superadas.

O seminário irá avaliar as realizações e conquistas obtidas na gestão dos recursos hídricos capixabas nos últimos 10 anos, além de apontar os desafios que ainda se colocam diante dos gestores do Espírito Santo na busca pela recuperação dos rios no Estado. O encontro também reunirá as principais autoridades ligadas à gestão dos recursos hídricos locais, numa avaliação que dará voz aos representantes do Governo, da sociedade civil e do setor empresarial.

“Durante a discussão, vamos lançar o selo da Década Estadual da Água, que marca uma série de iniciativas que a Rede Gazeta praticará para debater o assunto nos próximos dez anos”, revela a diretora de Desenvolvimento Institucional do grupo de Comunicação, Leticia Lindenberg.

Este balanço será voltado para uma análise particular do período compreendido pela Década da Água (2005-2015), identificando as conquistas alcançadas, bem como as dificuldades ainda não superadas.

Considerada a Década da Água pela ONU, o período entre 2005 e 2015 foi dedicado à promoção de ações integradas para o uso e a conservação da água no mundo. Em 2015 a Rede Gazeta participou da organização da Expedição Rio Doce, realizou o Fórum das Águas em parceria com o Instituto Terra, além de ter produzido um diagnóstico sobre a situação do saneamento básico no Estado do Espírito Santo, com jornalista Vilmara Fernandes.

Confira a programação

13:00 – Recepção e credenciamento

Comunicado em vídeo do representante da Unesco no Brasil
– Lucien André Muñoz (França) – Representação da Unesco no Brasil

14:00 – Balanço da situação das águas no Brasil e no Mundo
– Angela R. C. Ortigara – Oficial de projetos do Programa Mundial de Avaliação de Recursos Hídricos (WWAP) da Unesco na Itália

14:30 – Palestra de abertura – Balanço da situação das águas no Brasil
– Gisela Forattini – Diretora da Agência Nacional de Águas

15:00 – Cenário do futuro do consumo de água no Espírito Santo

– Pablo Andreão – Diretor-Presidente da Cesan
– João Lages Neto – Presidente da AURHES – Associação dos Usuários de Recursos Hídricos do Espírito Santo

15:40 – Debate

15:50 – Intervalo

16:10 H – O andamento da política de recursos hídricos no Espírito Santo
– Paulo Paim – Diretor-Presidente da AGERH – Agência Estadual de Recursos Hídricos
– Elio de Castro – Presidente do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas

17:10 – Debate

17:20 H –Conferência de Encerramento – A experiência francesa de recuperação de bacias – o caso do Rio Sena
Marc Collet – diretor delegado da Agência de Águas Seine-Normandie, da França

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.