Gazeta Lab apresenta propostas para aumentar o uso de bicicletas em Vitória

O evento contou com palestras de especialistas no assunto que abordaram temas importantes para os ciclistas

Por Comunicação - atualizado em 23/08/2017 as 19:57

Foto: Letícia Siller

Foto: Letícia Siller

O projeto tem objetivo de apresentar a importância do uso da bicicleta para a população e para as empresas

O seminário “E aí, vamos de bike?”, trabalho que é fruto do projeto Gazeta Lab em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi realizado nesta quarta-feira (14), no auditório da Rede Gazeta, em Vitória. Com o objetivo de apresentar a importância do uso da bicicleta no dia a dia para a população e para as empresas, o evento contou com palestras de especialistas no assunto que abordaram temas importantes para os ciclistas e até mesmo foodbikes, que marcaram presença durante o intervalo do evento.

O primeiro bloco foi conduzido com o conceito do projeto e os resultados das pesquisas feitas pelos estudantes ao longo de quase seis meses de trabalho. A especialista em mobilidade urbana, Marta Cruz, explicou ao público como o uso da bicicleta durante o dia-a-dia é benéfico não somente para a saúde, mas também para o meio ambiente em si, uma vez que a emissão de CO² emitida por automóveis chega a corresponder, por exemplo, a 2,18 kg por um percurso de apenas 8 quilômetros, enquanto de bike, a emissão é zero.

A professora e doutora Cristina Engel, coordenadora do Laboratório de Planejamentos e Projetos da Ufes e orientadora do Gazeta Lab, também esteve presente para expor os objetivos do trabalho. “Mobilidade urbana já era um tema muito trabalhado em ambiente acadêmico, isso inclui bicicletas, mas esta é a primeira vez que trazemos este meio de transporte para o plano principal de estudo em um projeto deste porte. Então, trazemos este evento de conscientização, buscando estabelecer metas e diretrizes para um programa público ou privado, voltado para a melhoria das condições do ciclista em Vitória”, contou.

Além disso, o seminário foi a ocasião para a assinatura do termo de cooperação entre a Ufes e a Rede Gazeta para o lançamento do selo “Empresa Amiga da Bike”. O título enaltece as boas práticas de corporações capixabas em adotar e incentivar o uso deste meio de transporte para seus funcionários e colaboradores. A diretora de Transformação, Letícia Lindenberg, a vice-reitora da Ufes, Ethel Leonor, firmaram o compromisso na abertura do evento que premiou as empresas Vale, Technip e Lorenge por apresentarem as melhores estruturas enre as empresas pesquisadas em Vitória pelos alunos do projeto.

O gerente de Suporte da Vale, Komatsu Braga, destacou que a empresa oferece 350 vagas para bicicletas em Camburi e em Carapina e estimula os empregados a adotarem este meio nos deslocamentos para o trabalho. “O selo nos orgulha e nos mostra que estamos no caminho certo para alcançar cada vez mais a sustentabilidade dentro da empresa e pretendemos evoluir seguindo esta linha”, agradeceu.

Para finalizar o evento, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende esteve presente para falar em nome do setor público sobre as melhorias previstas para o município. Luciano expôs que é difícil lidar com bicicletas em um mundo que geralmente costuma priorizar o automóvel. As implantações de bicicletas compartilhadas, ciclovias, cliclorotas e ciclofaixas são de grande importância na mobilidade em Vitória e os projetos serão ampliados para novas regiões, de acordo com o prefeito.

“O motivo pelo qual a uso de bicicletas no dia a dia do morador de Vitória dá tão certo, é o fato de que a extensão da cidade não ser tão grande. Em média, o trecho percorrido até o trabalho é de 5km, logo não teria porque instalarmos mais viadutos para melhorar o trânsito, porque Vitória é pequena para automóveis . O objetivo agora é criarmos mais espaços urbanos em que famílias possam transitar e se sentirem seguras”, afirmou Luciano.

O prefeito também destacou que um grande projeto da Prefeitura já está em sua reta final: o fechamento da Rua da Lama, em Jardim da Penha, para somente o trânsito de pedestres e ciclistas. Segundo Luciano, este espaço é um local de muita atividade cultural e lazer e não pode ser compartilhado com carros.

O resultado do projeto Gazeta Lab com a Ufes pode ser acessado no gazetaonline.com.br/vamosdebike.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.