Gestão da água será debate no Encontro de Bacias Hidrográficas

Especialistas vão apresentar atual situação e discutir propostas para a crise hídrica no Estado

Por Comunicação - atualizado em 26/11/2018 as 14:39

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Primeira edição do Encontro lotou auditório da Rede Gazeta

 

A cobrança pela água, o respeito à preservação e os desafios da gestão dos recursos hídricos entram em discussão no 2º Encontro de Estadual de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo. O objetivo é apresentar a atual situação das bacias no Estado e discutir iniciativas sobre a gestão da água.  O encontro acontece no auditório da Rede Gazeta no dia 5 de julho e vai reunir especialistas e sociedade para debater o tema. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link https://especiais.gazetaonline.com.br/agua/.

O evento faz parte de uma série de iniciativas que vêm sendo planejadas e executadas pela Rede Gazeta em defesa da conservação dos recursos hídricos. “Temos a compreensão de que o nosso papel está fortemente relacionado ao desenvolvimento da comunidade capixaba e que todos nós dependemos visceralmente da oferta de água em quantidade e qualidade, por isso abraçamos essa causa de forma permanente. Cuidar e conservar essa fonte de riqueza é uma obrigação de todos” diz a diretora de Desenvolvimento Institucional da empresa, Leticia Lindenberg.

No intervalo do Fantástico deste domingo (18), a Rede Gazeta lançou a campanha “Água, fonte da vida e da riqueza”, uma série de cinco episódios abordando aspectos cotidianos da presença água na vida e na economia da comunidade espírito-santense.

Pelo segundo ano consecutivo, o encontro vai debater a situação das águas no Espírito Santo. O tema será “Crise hídrica, gestão e cobrança pelo uso da água”, debatido pelo presidente do Conselho Administrativo da Agência de Bacias PCJ, Paulo Tínel, e pelo diretor-geral da Agência de Bacia do Rio Doce (AGB Doce/Ibio), Ricardo Valory.

O Programa Estadual de Construção de Barragens e as mudanças no financiamento do Reflorestar, também serão pauta do evento, apresentados pelo secretário Estadual da Agricultura, Octaciano Neto, e pelo secretário Estadual do Meio ambiente Aladim Cerqueira, respectivamente.

Participam do Encontro, o representante da Associação dos Usuários de Recursos Hídricos do Espírito Santo (AURHES), João Lages Neto, o representante da Federação da Agricultura do Estado, Murilo Pedroni, além dos representantes dos treze comitês de bacias do Espírito Santo. Também estão confirmadas as presenças do Promotor Marcelo Lemos, do presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos, Paulo Paim, e do Vice-Governador César Colnago, que participará da mesa de encerramento dos trabalhos.

Selo Década Estadual da Água

Selo Década Estadual da Água

Selo Década Estadual da Água

Em 2015, a Rede Gazeta promoveu o 1º Encontro de Bacias Hidrográficas marcou o lançamento da Década Estadual da Água e reuniu quase 200 pessoas, incluindo sociedade e especialistas, no auditório da empresa. Na ocasião, o jornal A Gazeta trouxe uma publicação especial sobre o evento. Desde 2000, a Rede Gazeta organizou e participou da cobertura de uma série de expedições científicas em rios capixabas como o Santa Maria da Vitória, o Itapemirim e o Doce.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.