Monja Coen atribui autoconhecimento à ampliação de resultados

Por Ismael Inoch - atualizado em 25/06/2015 as 17:28

Monja Coen em palestra

Monja Coen em palestra

Monja Coen em palestra

Conhecer a própria a mente e estimular a equipe a enfrentar desafios foi uma das sugestões de autoconhecimento dada pela Monja Coen. Ela foi a palestrante convidada do meeting com o tema “Interser: ampliando o significado de resultados”, realizado nesta quinta-feira (18), no auditório da Rede Gazeta, em Vitória. O encontro abordou a competitividade com um novo olhar para fortalecer a interação e capacidade de dialogar na liderança.

A iniciativa é resultado de parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Rede Gazeta. “Essa é uma das outras tantas ações que queremos fazer para ajudar a desenvolver as ferramentas de gestão”, explicou o superintendente do IEL, Fábio Dias. Cerca de 200 participantes compareceram ao local do encontro que começou tranquilo com um momento de meditação e introspecção.

Durante a palestra, a Monja insistiu no exercício de conhecimento da mente aliado ao crescimento. “Tudo que temos como tecnologia é a cópia da mente humana e nós mal a conhecemos. Antes de qualquer coisa, é preciso saber como ela funciona para aprender a lidar com as emoções”, revela Coen.

Monja Coen em palestra

Monja Coen em palestra

Meeting “Interser: ampliando o significado de resultados” é resultado da parceria entre IEL e Rede Gazeta

Crise

Em relação as crises, tanto econômica quanto gerenciais, a convidada foi otimista. “A crise é um momento bom. É uma coisa boa. Ela nos força a pensar e ver uma resposta para a pergunta: o que iremos fazer com aquilo que não estava planejado?”, disse.

Para resolver um problema, Coen explica que é preciso entende-lo. Após a compreensão, é a hora de utilizar as ferramentas que os envolvidos dominam para resolver a situação.

Crescimento

Sobre o desejo de crescimento da empresa e dos negócios, Monja Coen disse que a competição é saudável quando feita com honestidade. “O mundo é transparente. Se você viu, o mundo também enxergou e na sua cabeça sempre vai estar qualquer coisa que você tenha feito de errado”, alerta.

Excelência

Além disso, a Monja disse que o crescimento das empresas concorrentes também pode ser desejados pelos gestores. “A sua empresa só pode ser boa se também existirem empresas boas. É preciso desejar que os meus competidores sejam ótimos para que possa ser possível buscar excelência”, explica.

Liderança

“Ser líder não é ser chefe. É motivar e ser sensível. Nossa mente gosta de ser estimulada. Quanto mais incentivo recebemos, mais gostamos de aprender. Não limite o que é ilimitado”, destaca a monja.

Palestrante

A palestrante Monja Coen é presidente do Conselho Regional da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e do ViaZen/VilaZen do Rio Grande do Sul. Ela nasceu em São Paulo, foi jornalista profissional na juventude e fez os votos monásticos em 1983.

Em 2001 iniciou a comunidade Zen Budista Zendo Brasil, Templo Tenzui Zenji. Ela já é conhecida por ministrar palestras e conceder entrevistas sobre o tema a programas de televisão, rádios, jornais e revistas, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, Europa e Japão. Monja Coen também é autora dos livros “Viva Zen” e “Sempre Zen”.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.