Patrulha Digital visitará telespectadores para instalar sinal digital

Sinal analógico sai do ar na Grande Vitória no dia 25 de outubro

Por Comunicação - atualizado em 16/08/2017 as 19:06

Foto: Ismael Inoch

Foto: Ismael Inoch

TV Gazeta orienta o telespectador com matérias e campanha na programação

O Senai do Espírito Santo, a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e a Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico de TV no Brasil) lançam nesta quinta-feira (17), no auditório da Findes, na Reta da Penha, Vitória, a contagem regressiva para o desligamento do sinal analógico de televisão na Grande Vitória. O sinal sairá do ar em um procedimento chamado Switch Off no próximo dia 25 de outubro deste ano.

 Durante o lançamento, será realizada aula inaugural para capacitação de professores, instrutores e alunos do Senai. Eles ficarão responsáveis por multiplicar os conhecimentos para os demais alunos da escola técnica, que por meio da Patrulha Digital vão orientar moradores da capital e outras seis cidades sobre a conversão do sinal analógico de TV para o digital.

 A Patrulha Digital, formada por alunos do Senai, começou em Rio Verde (GO) com formação de 50 alunos que se tornaram voluntários multiplicadores do sinal digital. Em Brasília foram cinco mil alunos; São Paulo 75 mil (30 mil capital e em formação estão 45 mil); Goiânia oito mil alunos, Recife 18 mil e Rio 20 mil alunos. Uma grande oportunidade para estes futuros profissionais no mercado de trabalho. Todas estas localidades, chamadas de cluster, já são digital.

 A partir de 25 de outubro, os municípios da Grande Vitória terão a transmissão analógica completamente encerrada. Por isso, cerca de 164 mil kits digitais, com conversor, antena e cabos, serão distribuídos gratuitamente pela Seja Digital para famílias beneficiadas pelos programas sociais do governo federal. Os alunos voluntários do Senai, juntamente com a equipe técnica da TV Gazeta, visitarão esses moradores para orientá-los sobre a mudança e ajudá-los a instalar os conversores que adaptam as TVs de tubo à nova tecnologia.

 Estarão presentes na cerimônia o presidente da Federação das Indústrias do Espirito Santo (Findes), Leonardo de Castro; o diretor regional do Senai, Luis Carlos de Souza Vieira; o diretor geral da Abert, Luis Roberto Antonik; e o presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Marteletto. O diretor da Globo Rio e de Projetos Especiais da Globo, André Dias, vai comentar as fases do desligamento e falar sobre a experiência da Patrulha Digital em todo país.

 Em 2017, 360 cidades brasileiras devem passar pela mudança. A TV analógica já foi desligada nas cidades de Brasília, São Paulo (SP), Goiânia (GO), Rio Verde (GO) e Recife (PE). Ainda este ano serão desligadas: Fortaleza e Salvador (setembro); Vitória e Rio de Janeiro (outubro); interior de SP e Belo Horizonte (novembro).

 

Lançamento e aula inaugural da Patrulha Digital na Grande Vitória

Data: quinta-feira (17)
Horário: 14h
Local: Senai Vitória, av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2235, Bento Ferreira

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.