Prêmio Atitude Sustentável revela projetos vencedores

Foram distribuídos mais de R$ 25 mil reais em premiações

Por Ismael Inoch - atualizado em 18/12/2015 as 17:04

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Troféus foram entregues na sede da Rede Gazeta

Os ganhadores da 6º edição do Prêmio Atitude Sustentável foram revelados na manhã desta quarta-feira (16), no Centro de Eventos e Treinamentos da Rede Gazeta, em Vitória. O projeto reconhece e incentiva as melhores práticas sustentáveis entre as pessoas e as entidades capixabas. O prêmio é uma realização da TV Gazeta, com patrocínio da empresa Fibria e o apoio da Fundaes (Federação das Fundações e Associações do Espirito Santo).

A cerimônia começou com a exibição da história do projeto e os depoimentos dos vencedores das edições anteriores. A apresentação ficou por conta do repórter da TV Gazeta Michel Bermudes.
“Assim como as pessoas param de beber por causa da mudança na cultura e da punição, nós caminhamos na direção de construir uma atitude de sustentabilidade para essas novas gerações”, explicou o diretor executivo da TV Gazeta, G1/ES e GE/ES, Celso Guerra.

“É um prêmio de destaque para o Espírito Santo e estamos juntos com essa iniciativa desde a primeira edição. Nessa edição tivemos um recorde com 108 inscrições. A sustentabilidade só aconteceu em conjunto e quando todo mundo muda junto. Esse número de participações já nos revela esse quadro de mudança”, destacou a diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Corporativas da Fibria, Maria Luiza de Oliveira Pinto e Paiva.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Vencedores da categoria Escola com o projeto “Nosso ambiente está doente: é possível escolarizar a comunidade para curá-lo?”, com a diretora da Fibria e o diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg

O encontro contou com uma palestra da colunista de A Gazeta Ana Cláudia Simões sobre o panorama do cenário de captação de recursos públicos para o terceiro setor. Ela assina a publicação que sai toda segunda-feira desde junho de 2012. Ana Cláudia Simões é especialista no assunto e mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local.

Os trabalhos inscritos no Prêmio Atitude Sustentável foram julgados por critérios como inovação, alcance, abrangência e sustentabilidade. O vencedor da categoria Voto Popular foi o projeto “Rebrincar”. A iniciativa tem o objetivo de recolher, limpar, reformar e distribuir brinquedos roupas e livros que não estão sendo utilizados.

Na categoria Cidadão, o grito de vitória ficou por conta das crianças do projeto musical “Serenata”. A proposta é apresentar aos alunos um novo repertório com leitura e interpretação de músicas brasileiras e biografias de cantores fazendo um paralelo com a atualidade.

O vencedor da categoria Empresa foi o projeto “Recicla Cidadão”. O objetivo do projeto é conscientizar para mudanças de hábitos, com separação do lixo, através da coleta seletiva de papel, vidro, metal, plástico e lixo orgânico.

Na categoria Escola o vencedor foi o projeto “Nosso ambiente está doente: é possível escolarizar a comunidade para curá-lo?”. A intenção do projeto é dar melhor destinação aos resíduos que podem ser reciclados e aumentar a consciência ambiental.

O primeiro lugar na categoria Terceiro Setor ficou com o projeto “Costurando o futuro com fino trapo”. A iniciativa busca fortalecer a cadeia produtiva, promover a inclusão e geração de renda de forma sustentável para as mulheres artesãs das comunidades quilombolas, pesqueiras e assentamentos, com a confecção de produtos com retalhos de malha.

Os três finalistas de cada categoria participaram da votação popular, pelo site, que classificou os projetos em 1º, 2º e 3º lugar. Mais de R$ 25 mil reais em premiações foram distribuídos.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.