A Gazeta na final de prêmio nacional com matéria das pedreiras e foto após lama da Samarco

É o 4º ano consecutivo que produções do jornal estão na lista de finalistas nacionais do Prêmio MPT de Jornalismo

Por Ismael Inoch - atualizado em 19/07/2017 as 16:34

O Prêmio MPT de Jornalismo divulgou a lista dos finalistas da edição nesta quarta-feira (19). O jornal A Gazeta está duas vezes entre os escolhidos com a fotografia de Ricardo Vervloet intitulada “Profissão extinta”, junto com a reportagem “Dor e morte no caminho das pedras”, feita pelo ex-repórter do impresso, o jornalista Patrik Camporez. Este é o quarto ano consecutivo que trabalhos produzidos dentro da Redação Integrada Multimídia ficam entre os selecionados pelo Ministério Público do Trabalho, organizado da premiação.

Jornal A Gazeta

Jornal A Gazeta

Reportagem escrita pelo jornalista Patrik Camporez, que era repórter de A Gazeta

A reportagem foi publicada no início deste ano e revelou histórias de vidas marcadas por acidentes de trabalho em pedreiras do Espírito Santo. O Estado é o maior produtor brasileiro de rochas, mas também lidera em número de vítimas. A matéria fez parte de uma série especial sobre o tema publicada no jornal. A matéria também teve fotos do colega Marcelo Prest e a diagramação de Adriana Rios e Edson de Melo.

Leia a reportagem na íntegra também publicada no Gazeta Online

A imagem finalista clicada pelo fotógrafo Ricardo Vervloet foi publicada no jornal a Gazeta e trouxe a lavadeira Concelita Pereira, de 64 anos, que teve de abandonar a profissão por causa da tragédia da lama da empresa Samarco. Em frente ao leito do rio, ela sustentou a família por décadas lavando roupa naquelas águas. O trabalho do repórter fotográfico durou três dias pelos municípios afetados pela tragédia, sete meses após o episódio. A fotografia foi publicada em outubro de 2016.

Ricardo Medeiros

 Ricardo Medeiros

Nas lentes do fotógrafo, a imagem da lavadeira Concelita Pereira, 64 anos, que teve de abandonar a profissão por causa da lama provocada pela Samarco

Nesta edição do Prêmio, foram inscritas 422 reportagens de profissionais da imprensa de todo o país. Os melhores de cada região passaram a concorrer automaticamente na etapa nacional, que teve outro júri responsável pela análise dos trabalhos. Os grandes vencedores serão revelados durante cerimônia que ocorrerá no dia 17 de agosto, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Brasília.

O Prêmio reconhece trabalhos nas seguintes categorias: jornal impresso, revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, fotojornalismo, universitário e repórter cinematográfico. Na etapa nacional de avaliação, também são definidos os resultados dos prêmios especiais Fraudes Trabalhistas e MPT de Jornalismo. Com o propósito de informar a sociedade sobre a importância da proteção e da defesa dos direitos do trabalhador, as reportagens inscritas envolvem temas como trabalho infantil, discriminação de gênero, cor e pessoas com deficiência e condições inadequadas e precárias de trabalho.

No ano passado

As jornalistas da Rede Gazeta Mikaella Campos, Vilmara Fernandes e Beatriz Seixas venceram cinco categorias do Prêmio MPT de Jornalismo, inclusive a premiação principal, com as reportagens especiais “A caixa-preta dos sindicatos” e “Tragédia na plataforma”.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.