Prova do Curso de Residência teve redação com tema Eleições 2016

Processo seletivo reuniu capixabas e candidatos de outros Estados do Brasil

Por Ismael Inoch - atualizado em 18/08/2016 as 11:15

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Prova foi no auditório da Rede Gazeta em Vitória

Cento e sete candidatos lotaram o auditório da sede da Rede Gazeta para a prova de seleção do Curso de Residência em Jornalismo. A manhã desta segunda-feira (15) foi dividida em dois momentos durante o processo seletivo. Na primeira parte eles tiveram que responder a 30 questões objetivas. O segundo momento foi uma entrevista coletiva para a redação de um texto em formato jornalístico. Com o tema Eleições, o procurador Regional Eleitoral do Ministério Público Federal no Espírito Santo Carlos, Vinicius Cabeleira, foi o convidado especial para falar sobre o assunto e respondeu as perguntas dos participantes.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Procurador Regional Eleitoral no Espírito Santo Carlos, Vinicius Cabeleira

Cabeleira explicou como será o processo eleitoral este ano e as novas regras aplicadas à campanha para os cargos de vereador e prefeito. “Nesta terça-feira (16) começa a corrida dos candidatos em busca de votos e nosso desafio será a propaganda na internet por conta de uma falta de legislação neste ambiente”, destacou o procurador.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Janaina Zambelli

A jornalista Janaina Zambelli, 24 anos, elogiou o conteúdo da prova objetiva. “Achei abrangente, as questões falavam desde jornalismo à esportes e cinema. Acho que fui bem. Antes de tentar também estudei um pouco, inclusive sobre a Rede Gazeta”, pontuou a moradora de Vila Velha.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Isabelle Barros

A estudante de Jornalismo Isabelle Barros, 21, veio do Pernambuco para tentar a prova em Vitória. “Achei tranquilo e também já tinha experiência com entrevistas coletivas. Antes de fazer a prova, eu estudei sobre o Espírito Santo, também dei uma revisada em Comunicação e pesquisei sobre Eleições”, disse a universitária que está na fase final da graduação.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Patrick Jacoob

“A prova objetiva estava bem complexa e exigiu que o candidato estivesse antenado. A coletiva sobre eleições foi tranquila e o entrevistado foi claro nas respostas”, avaliou o estudante de jornalismo Patrick Jacoob, 22, de Vitória.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Régis de Oliveira Júnior

Para o gaúcho Régis de Oliveira Júnior, 22, a redação estava mais fácil que a objetiva. “Eu tenho experiência na área de política com assessoria e acho que isso me ajudou com o tema sobre eleições. Com as perguntas objetivas ficou claro que o curso procura repórteres multimídias”, disse o estudante de jornalismo que veio do Rio Grande do Sul.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Michelly Britto

“Eu gosto muito de escrever e por isso fiquei mais à vontade com a prova de redação. Se eu passar vou ter que procurar um local para morar por aqui durante o período das aulas”, explicou a jornalista Michelly Britto, 24, que veio do Piauí para tentar uma vaga no programa. “A oportunidade do curso para mim é uma porta para atuar no Sudeste, já que o mercado por aqui é maior”, conclui ela.

O resultado da primeira etapa sai no próximo domingo (21). A lista será publicada no blog do Curso (www.gazetaonline.com.br/residencia). A organização vai agendar data e horário para a última fase que compreende em uma entrevista pessoal com os profissionais da Rede Gazeta. O resultado final com os 15 escolhidos sairá no próximo dia 28. As aulas começam dia 12 setembro.

Resultado final sairá dia 28 de agosto

Resultado final sairá dia 28 de agosto

Resultado final sairá dia 28 de agosto

O curso é gratuito, com aulas na sede da empresa, durante quase três meses, e tem como proposta aliar conhecimento teórico com a prática da atividade jornalística desenvolvida nas redações. Esta edição tem o patrocínio da Águia Branca, da Eco 101 e da Vale. Neste período, os residentes assistem palestras, fazem visitas técnicas, acompanham repórteres e produzem reportagens para jornal impresso, internet, rádio e televisão.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.