Reabertas as inscrições para o Seminário “Balanço da Década da Água”

Evento mudou de local devido ao grande número de interessados em participar

Por Ismael Inoch - atualizado em 10/12/2015 as 17:54

Vitor Jubini

Vitor Jubini

Moradores vão em busca de doação de água em Colatina, em novembro

Por causa da grande procura, o Seminário “Balanço da Década da Água” reabriu as inscrições, com realização do evento em novo espaço. O encontro, antes marcado para a sede da Rede Gazeta, em Vitória, será no cerimonial Vitória Grand Hall, em Santa Luíza, atrás da Emescam. O encontro vai debater ações e discutir soluções para os desafios provocados pela crise hídrica no Espírito Santo, na próxima terça-feira (15).

As inscrições são feitas pela internet no endereço projetos.gazetaonline.com.br/agua . O debate será transmitido ao vivo no mesmo site. A iniciativa é resultado de parceria entre o jornal A Gazeta e a assessoria técnica do Instituto Ecobacia (Organização não Governamental). O encontro também terá o lançamento do selo da Década Estadual da Água, que marca uma série de iniciativas que a Rede Gazeta praticará para debater o assunto nos próximos dez anos.

Rede Gazeta

Rede Gazeta

Selo da Década Estadual da Água

O evento ganhou mais uma palestrante: Angela R. C. Ortigara falará do Balanço da Situação das Águas no Brasil e no Mundo. Angela é Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade de Trento, na Itália, e atualmente trabalha como Oficial de Projetos no Programa Mundial de Avaliação da Água da UNESCO. Além dela, a programação terá a participação do diretor delegado da Agência de Águas Seine-Normandie, Marc Collet, da França, que coordenou a recuperação e despoluição do Rio Sena.

O debate faz parte de uma série de ações jornalísticas e institucionais da Rede Gazeta sobre a importância de discussões em torno dos recursos hídricos. Este balanço será voltado para uma análise particular do período compreendido pela Década da Água (2005-2015), estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), identificando as conquistas alcançadas, bem como as dificuldades ainda não superadas.

Em março deste ano, a Rede Gazeta realizou o Fórum SOS Rio Doce para apresentar o resultado da Expedição Diagnóstico do Rio Doce, em parceria com o Instituto Terra. O trabalho envolveu pesquisadores e jornalistas em outubro do ano anterior. A jornalista Vilmara Fernades também produziu para o jornal A Gazeta, posteriormente, um diagnóstico sobre a situação do saneamento básico no Estado do Espírito Santo.

Confira a programação

13:00 – Recepção e credenciamento

Exibição de vídeo sobre a situação dos rios e das bacias no Espírito Santo

14:00 – Balanço da situação das águas no Brasil e no Mundo
– Angela R. C. Ortigara – Oficial de projetos do Programa Mundial de Avaliação de Recursos Hídricos (WWAP) da Unesco na Itália

14:30 – Palestra de abertura – Balanço da situação das águas no Brasil
– Gisela Forattini – Diretora da Agência Nacional de Águas

15:00 – Cenário do futuro do consumo de água no Espírito Santo

– Pablo Andreão – Diretor-Presidente da Cesan
– João Lages Neto – Presidente da AURHES – Associação dos Usuários de Recursos Hídricos do Espírito Santo

15:40 – Debate

15:50 – Intervalo

16:10 H –Conferência de Encerramento – A experiência francesa de recuperação de bacias – o caso do Rio Sena
Marc Collet – diretor delegado da Agência de Águas Seine-Normandie, da França

17:10 – Debate

17:20 H – O andamento da política de recursos hídricos no Espírito Santo
– Paulo Paim – Diretor-Presidente da AGERH – Agência Estadual de Recursos Hídricos
– Elio de Castro – Presidente do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.