Rede Gazeta abre espaço para debate sobre reforma política

O evento tem o objetivo de realizar um debate democrático sobre as temáticas que estão sendo votadas

Por Comunicação - atualizado em 06/09/2017 as 18:02

Foto: Luis Macedo

Foto: Luis Macedo

A ideia é decifrar para o eleitor as mudanças no cenário atual

Na próxima segunda-feira (11), a Rede Gazeta realiza o segundo debate sobre as reformas que estão sendo votadas pelo Congresso Nacional, dentro do projeto “As Reformas de que o Brasil precisa”. Nesta edição se destaca a Reforma Política.

O evento tem o objetivo de realizar um debate democrático sobre as temáticas que estão sendo votadas e que afetam diretamente a vida de todos. A ideia é decifrar para o eleitor as mudanças no cenário atual, assim como trazer para o foco tudo o que está por vir com as alterações que estão sendo propostas.

Participam desse debate sobre a Reforma Política, o senador Ricardo Ferraço, o ex-governador Gerson Camata e o advogado Danilo Araújo Carneiro. A discussão será mediada pelo jornalista e apresentador do Bom Dia ES, Mário Bonella.

“Este é um momento ímpar para levarmos à sociedade informações relevantes sobre as mudanças com a reforma, além de poder discutir sobre as cláusulas de barreira, sobre o fundo partidário e, principalmente, sobre a relação entre o dinheiro e a política. Vamos também analisar quais os marcos regulatórios e as normas sobre essa reforma”, explica Danilo.

O advogado também destaca a importância de levar informação para os eleitores, e inserir cada cidadão nesse processo de mudanças, já que são peças fundamentais dentro das transformações. “Não existe sistema político do mundo que substitua um eleitor politizado”, disse Danilo.

Para o senador Ricardo Ferraço, que é autor da PEC 36/2016, que propõe a cláusula de barreira e o fim das coligações proporcionais, a mudança será muito positiva para reduzir custos das campanhas políticas.

“A banalização da criação de partidos políticos com o objetivo de ter acesso ao fundo partidário dialoga com a deterioração dessa instituição no nosso país. É por isso que eu defendo que reforma politica tem que reduzir partidos, e não aumentar gastos”, defende Ferraço.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.