Rede Gazeta assina parceria para recuperar as nascentes do Rio Doce

Por Ismael Inoch - atualizado em 19/05/2015 as 20:37
Publicado em 12/03/2015.
foto: Bruna Borjaille
SOS Fórum Rio Doce
Os diretores da Rede Gazeta e os idealizadores do Instituto Terra

A Rede Gazeta realizou o Fórum SOS Rio Doce e recebeu a presença de especialistas da área sócio-ambiental e autoridades políticas, nesta quarta-feira (11), no auditório da empresa, em Vitória. O encontro revelou os resultados da “Expedição Diagnóstico Científico do Rio Doce”, produzido pela TV Gazeta Norte e Noroeste, e contou com a presença dos idealizadores do Instituto Terra, Lélia Wanick Salgado e Sebastião Salgado. Na ocasião, o diretor-geral e a diretora de Desenvolvimento Institucional da Rede, Café e Leticia Lindenberg, assinaram um termo de parceria para divulgar as ações do Programa “Olhos D’água” do Instituto. O evento terminou com um debate entre os participantes mediado pela jornalista e colunista Míriam Leitão.

A proposta do Programa “Olhos D’água” é garantir a recuperação de cerca de 30 mil nascentes do Rio Doce, que corta mais de 230 municípios no Espírito Santo e em Minas Gerais. “Hoje com essa penúria de água nas grandes cidades, ele é muito importante”, afirma Lélia Wanick Salgado, presidente do Instituto Terra, que lidera o projeto. O “Olhos D’água” existe há cinco anos e já ajudou a recuperar mais de mil nascentes.

O vice-presidente do instituto, Sebastião Salgado, casado com Lélia, defendeu a formação de parcerias. “Temos que contar com todas as entidades, Governo Federal, governos estaduais e municipais”.

“O projeto é para recuperar todas as nascentes do Rio Doce. Isso vai para mais de 30 anos. É uma parceria que está aberta, ela não tem fim. São mais de 30 mil nascentes”, acrescentou a diretora da Rede, Leticia Lindenberg.

Um dos debatedores do Fórum, o professor e pesquisador do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Abrahão Elesbon deu exemplo de rios recuperados, no planeta. “Tem o Rio Sena, na França, com mais de 800 quilômetros de extensão. A água é proveniente de Estação de Tratamento mas tem qualidade”, garantiu.

Objetivos

A principal proposta do Olhos D’água é recuperar as nascentes da Bacia do Rio Doce, que corta municípios do Espírito Santo e de Minas Gerais. Outro objetivo do programa é implantar fossa séptica em cada residência das propriedades rurais dos 230 municípios cortados pela Bacia do Rio Doce.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.