Rede Gazeta estimula doação de parte do imposto para o FIA

O contribuinte pode destinar para o Fundo das crianças e adolescentes de Vitória

Por Ismael Inoch - atualizado em 20/04/2017 as 11:00

Carlos Alberto Silva

Carlos Alberto Silva

Trabalho realizado na Apae, que recebe recursos

No mês de declaração do Imposto de Renda, a Rede Gazeta e o Instituto Carlos Lindenberg apoiam a destinação de parte do tributo ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) de Vitória. Quem utiliza o modelo completo da declaração de ajuste anual pode determinar até 3% do imposto devido para essa finalidade.
Não se trata de uma doação, mas sim de uma entrega do imposto que já seria pago ao governo. Mesmo quem tem valor a receber pode realizar o procedimento, recebendo de volta o valor corrigido na restituição. O prazo para prestar contas com o Fisco se encerra no próximo dia 28 de abril.

A contribuição financia projetos sociais de atendimento a crianças, adolescentes e idosos em situação de risco pessoal e social do município de Vitória. Na hora de preencher a declaração do programa do IRPF, é preciso acessar o “Resumo de Declaração” e selecionar a opção “Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Depois, é só finalizar sua declaração e imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) que será gerado automaticamente com o valor calculado para a doação. O prazo para o pagamento do DARF vai até o último dia útil de abril.

“Esse recurso vai para os projetos inscritos no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONCAV). A contribuição ajuda instituições como a Apae de Vitória, o Instituto João XXIII, a Obra Social Nossa Senhora das Graças, a Acacci e a Amaes. No ano passado foi arrecado cerca de R$ 1,5 milhão”, destaca a secretária-executiva do CONCAV, Alessandra Facundes.

Ainda segundo ela, as instituições contam com a ajuda dos contribuintes de Vitória para a viabilização dos projetos que executam. Esses projetos são selecionados pelo Conselho e, posteriormente, acompanhados e avaliados. As instituições cumprem atividades e atendem públicos como crianças com câncer, em situação de risco social e também adolescentes grávidas, além de outras necessidades de apoio.

A partir deste final de semana e durante o período de declaração do imposto, os jornais impressos da Rede Gazeta trazem peças publicitárias mostrando a dinâmica para o leitor que quiser contribuir.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.