Conheça a política de doação de Mídia Social da Rede Gazeta

1.Objetivo
A presente política tem como objetivo definir critérios institucionais para cada modalidade de parceria em Mídia Social estabelecida pela Rede Gazeta e adotada nos processos de aprovação sob a responsabilidade do Instituto Carlos Lindenberg, em sua área de atuação, e processos de veiculação nas empresas de comunicação do grupo.

2. Abrangência
Todos os veículos da Rede Gazeta.

3. Critérios
A Rede Gazeta classifica como mídia social campanhas e peças publicitárias de temática social voltadas ao interesse coletivo e benefício da população em geral, nas áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente e cidadania.

A prioridade é a temática ou causa social e não a divulgação de instituições.

Não serão divulgados em mídia gratuita eventos beneficentes, bem como campanhas de arrecadação de fundos e dinheiro, com exceção para:
• Calamidades públicas, sempre em parceria com os órgãos oficiais;
• Projetos da Rede Gazeta ou Rede Globo (ex: Criança Esperança);
• FIA – Fundo da Infância e Adolescência.

Os pedidos deverão ser encaminhados exclusivamente por instituições do terceiro setor devidamente regularizadas perante os órgãos competentes e legalmente constituídas há pelo menos três anos. Não serão aprovados os pedidos encaminhados por pessoas físicas.

Entidades representativas profissionais como conselhos e sindicatos não se enquadram nesta política, bem como organizações sociais vinculadas a empresas.

Os espaços destinados à mídia social da Rede Gazeta – peças promocionais veiculadas em TV, rádio, jornal e Internet – não podem ser utilizados para a divulgação das marcas dos apoiadores ou realizadores.

A entidade que tiver seu pedido de mídia social aprovado e veiculado em qualquer empresa da Rede Gazeta só poderá apresentar nova solicitação após prazo de 90 dias, limitadas a duas campanhas por ano.

Dadas as características próprias dos espetáculos culturais, a doação de mídia social considerará toda a temporada em cartaz, independentemente dos intervalos entre as apresentações. No entanto é necessário que a solicitação de apoio contenha a programação completa da temporada.

Durante o período de veiculação a Rede Gazeta exige exclusividade na divulgação promocional das campanhas aprovadas no programa de mídia social.

Toda e qualquer veiculação de mídia social gratuita ocupa os espaços não-comercializados dos veículos Rede Gazeta, o que implica na não-definição de plano de mídia antecipado.

As campanhas próprias da Rede Gazeta terão prioridade em relação às campanhas de terceiros.

A Rede Gazeta não se responsabiliza pela produção dos materiais a serem veiculados, que deverão ser entregues nos prazos estabelecidos e nos mesmos padrões técnicos, estéticos e legais exigidos de clientes comerciais.

O pagamento de cachê e direitos autorais das campanhas de mídia social é de responsabilidade da instituição solicitante, da agência de publicidade e da produtora do material, não cabendo à Rede Gazeta quaisquer ônus sobre elas.

Todas as peças publicitárias deverão respeitar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e não poderão colocar crianças, adolescentes, negros, mulheres, homossexuais ou qualquer indivíduo em situação preconceituosa, constrangedora, desrespeitosa ou de risco.

Todas as peças publicitárias com imagens de pessoas deverão obrigatoriamente estar acompanhadas do termo de cessão e uso de imagem. No caso de crianças e adolescentes até 18 anos, o termo deverá estar assinado por pai/mãe/curador e as peças deverão obedecer às normas do estatuto da Criança e do Adolescente.

Fica a cargo da Rede Gazeta a decisão de assinar ou não as campanhas de mídia social.

4.Tipos de Campanha
Institucional:
Campanha de divulgação do serviço oferecido pela instituição, sem apelo donativo e que preferencialmente ainda não tenha sido contemplado em campanhas da própria Rede Gazeta.

De Causa:
Campanha que tenha como objetivo promover a prevenção, mobilização ou conscientização da sociedade para uma causa nas áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente ou cidadania.

Serviço ou demanda específica:
Campanhas que peçam a contribuição da sociedade para atender a uma demanda específica gerada por calamidade pública como epidemias, enchentes e outros desastres naturais de grande impacto para a população. Essas campanhas somente serão aprovadas se houver a garantia da participação oficial da defesa civil.

Não se enquadram nesta política iniciativas de natureza comercial que estejam relacionadas a eventos, campanhas e promoções nas áreas de esporte, cultura, serviços, negócios, etc. Essas demandas deverão ser tratadas pela área de Marketing REDE GAZETA.

Não serão aceitos pedidos de campanha:

• Para evento* ou projeto de qualquer natureza e que envolva a cobrança de ingresso, mesmo aquele cuja renda beneficie entidade social.
• Para evento ou ação que tenha patrocínio de empresas comerciais.

* Enquadram-se nas diretrizes acima: eventos esportivos, cursos, palestras, shows, espetáculos, feiras agrícolas ou de negócios, desfiles de moda, exposições e bazares.
5. Requerimento
Os pedidos devem ser encaminhados à Rede Gazeta em nome da entidade beneficiada, atendendo aos requisitos contemplados no formulário disponível no site www.redegazeta.com.br (responsabilidade social/Solicitação de Mídia Gratuita).

Para que seja apreciado, é imprescindível que o pedido apresente as seguintes informações:

. Entidade beneficiada
. CNPJ
. Títulos da Instituição (Utilidade Pública, inscrição em conselhos, etc.)
. Endereço completo
. Telefone
. E-mail
. Ramo de Atividade
. Tempo de Atuação
. Público-Alvo
. N° Pessoas Beneficiadas
. Presidente da entidade
. Pessoa responsável / contato
. Projeto / Evento / Objeto do Pedido (nome, data, local, objetivos, etc.)
. Outros parceiros envolvidos, direta ou indiretamente
. Veículo(s) da Rede Gazeta requerido(s)

Todos os requerimentos serão avaliados pelo Instituto Carlos Lindenberg.

Os pedidos realizados diretamente nas Regionais da REDE GAZETA deverão ser encaminhados pelo coordenador de Marketing para o Instituto Carlos Lindenberg.

O requerimento deverá ser preenchido com, no mínimo, vinte dias da data de realização/veiculação.

6 – Avaliação

Os pedidos de mídia social serão submetidos a um comitê de responsabilidade social e avaliados quanto à abrangência, importância e capacidade de beneficiar a sociedade.

Todas as respostas serão enviadas diretamente para o representante da instituição solicitante e deverão conter o(s) motivo(s) da recusa, quando for o caso.

7 – Padrões Técnicos e Veiculação

Todas as peças deverão obedecer às normas reguladoras da propaganda no Brasil, bem como ao código de defesa do consumidor.

As peças deverão ser entregues ou enviadas à Rede Gazeta para avaliação técnica com pelo menos cinco dias de antecedência do período de veiculação, contendo o número de registro de ANCINE e comprovante de pagamento das taxas, quando for o caso.

Todas as campanhas ocuparão espaços disponíveis não comercializados pelo veículo.

Não serão aceitos materiais com assinaturas comerciais.

Campanha da Acacci de prevenção ao câncer infantil publicada no jornal A Gazeta

Campanha da Acacci de prevenção ao câncer infantil publicada no jornal A Gazeta

Campanha da Acacci de prevenção ao câncer infantil publicada no jornal A Gazeta

7.1– Rádio

Padrões técnicos

a) Spot deverá ser finalizado com 23”, deixando espaço de 7” para inserção das seguintes assinaturas: Instituição, veículo da Rede Gazeta e Instituto Carlos Lindenberg.
b) O Spot não poderá conter a menção a outro patrocinador e deverá ser entregue preferencialmente no formato MP3

7.2– Internet

Padrões técnicos

Dadas as características técnicas do negócio, o formato a ser exibido na internet deverá ser informado previamente pela Rede Gazeta no ato da aprovação do pedido, para que seja produzido pelo solicitante.
O arquivo deve ser entregue aberto e com espaço para inserção das assinaturas do veículo da Rede Gazeta e do Instituto Carlos Lindenberg com a chancela de “apresenta´´, “promoção´´ou “apoio”;
O material não pode ser expansível;
O material não poderá ter a menção de outro patrocinador, apenas a marca do realizador.
As peças deverão ser enviadas com o link em separado para que o script de clicktag permita que o sistema reconheça o direcionamento do site indicado através da URL.

7.3 – Jornal

Padrões técnicos

O formato dos anúncios deverá ser previamente aprovado com o Instituto Carlos Lindenberg;
O material deverá conter, além da marca da instituição, as marcas do veículo indicado pela Rede Gazeta e a marca do Instituto Carlos Lindenberg;
As marcas da Rede Gazeta serão inseridas internamente.
No espaço destinado, não poderão ser mencionados demais patrocinadores ou apoiadores, sendo obrigatórias as marcas do realizador e do veículo indicado pela REDE GAZETA e do Instituto Carlos Lindenberg, com a chancela de “apresenta´´, “promoção´´ou “apoio”;
O anúncio deverá ser entregue sempre no formato PDF aberto e alta resolução;
7.4 – Televisão

Padrões técnicos

VT do produtor finalizado com 23”, incluindo a marca da Instituição.
Espaço para assinatura 7”: para inclusão das marcas do veículo da REDE GAZETA e do Instituto Carlos Lindenberg com a chancela de “apresenta´´, “promoção´´ou “apoio”;
O VT não poderá mencionar nenhum patrocinador ou apoiador, apenas as informações relevantes e, quando for o caso, a classificação indicativa.
Quando o evento ocorrer dentro de espaços comerciais (shopping, universidades particulares e centros de convenções), não poderão inserir a marca nem os espaços poderão ser citados no áudio. A informação deverá ser inserida em lettering, no rodapé do material;
O solicitante deverá, na ocasião da produção, se informar sobre o formato de vídeo a entregar para a TV Gazeta. As assinaturas serão colocadas pela produção da REDE GAZETA;
É necessário Registro do Ancine (mais informações no site www.ancine.gov.br) e claquete obrigatória com as seguintes informações: data/ duração/ título/ produto/ direção/ cliente/ agência/ vt nº/ registro Ancine.
Os VTs devem ter 15 ou 30 segundos.
As fitas já veiculadas serão devolvidas e ficarão à disposição do requerente no período máximo de 60 dias. Após este período as fitas serão doadas.

Formulário de requerimento de doação de Mídia Social

(exclusivo para pessoas jurídicas sem fins lucrativos)

Se preferir, baixe aqui o  formulário de requerimento de doação de Mídia Social
 
Nome da Instituição:

CNPJ:
Endereço:
Fone:
E-mail:
Representante da Instituição:
Característica da solicitação: ( ) Anúncio ( ) Spot ( ) VT
( ) Peça de internet
Período solicitado:
Incentivo Fiscal: ( ) Sim ( ) Não Qual:____________________________
Objetivo da Campanha:
Benefício Público:
____________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________
Meta quantitativa:_____________________________________
Público alvo a ser beneficiado: ___________________________
Justificativa da ação:____________________________________
_____________________________________________________
Outros Parceiros envolvidos:
_____________________________________________________
_____________________________________________________
Área de Atuação: ( ) Educação ( ) Cultura ( ) Saúde
( ) Assistência Social ( ) Meio Ambiente ( ) Direitos Humanos
( )Segurança Pública ( ) Desenvolvimento econômico regional
( ) Outro____________________

Anexar os seguintes documentos:
• Estatuto da Instituição
• Cartão de CNPJ
• CND – Certidão Negativa de Débito: FGTS, INSS, Receita Federal e Prefeitura

DECLARAÇÃO

Declaro que as informações acima são verdadeiras, bem como seus propósitos. O conteúdo da campanha é de inteira responsabilidade do proponente.
Estou ciente dos compromissos implicados nesta solicitação e assumo a exigência de prestar contas dos resultados obtidos pela instituição após a veiculação da campanha.
Local e data:_____________________________, __/ __/ _____.
Nome:_______________________________________________
Ass.:___________________

Qualquer dúvida, favor ligar para o Instituto Carlos Lindenberg  pelo número 27 (3321.8456)