A Gazeta seleciona novo grupo do Conselho de Leitores para avaliar jornal

Publicações do Gazeta Online também serão analisadas e os escolhidos ganham assinatura

Por Comunicação - atualizado em 23/10/2017 as 12:51

Foto: Letícia Siller

Foto: Letícia Siller

O resultado será publicado no jornal impresso e no portal de notícias

Como podemos melhorar? O que você gostaria de ver por aqui? Para responder a essas perguntas, estão abertas as inscrições para a formação do novo Conselho de Leitores de A Gazeta e Gazeta Online. O grupo ficará  responsável por acompanhar diariamente as publicações com o objetivo de avaliar qualidade, precisão e abordagem dos mais variados assuntos noticiados. Para participar da seleção basta preencher o formulário disponível a partir desta sexta-feira (20) no site www.redegazeta.com.br/conselho.

Após seleção da primeira etapa, os interessados escolhidos pela organização do Conselho serão entrevistados pessoalmente. O resultado será publicado no jornal impresso e no portal de notícias. Durante um ano, os conselheiros recebem uma cortesia de A Gazeta entregue na porta de casa ou no trabalho, além de acesso ilimitado ao portal Gazeta Online.

As reuniões do Conselho acontecem uma vez por mês e as datas para todo o ano são anunciadas logo no primeiro encontro, o que facilita a programação dos conselheiros. O trabalho é voluntário e os encontros acontecem na sede da Rede Gazeta, em Vitória.

A primeira reunião dos novos conselheiros será realizada no dia 5 dezembro, junto com os atuais participantes do grupo. Esse encontro serve para apresentar a dinâmica usada para avaliação das publicações. A implantação do Conselho de Leitores é um dos instrumentos de autorregulamentação sugeridos pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). Entre as regras para participar estão critérios como: ter mais de 16 anos e não estar vinculado a nenhuma empresa jornalística ou campanha política.

Regulamento:
– Ter mais de 16 anos.
– Não há remuneração e o mandato é de um ano.
– Não ter vínculo com qualquer empresa jornalística, nem cargo político ou militância partidária/eleitoral
– Ler o jornal A Gazeta e/ou Gazeta Online, no mínimo, três vezes por semana.
– O conselheiro receberá, gratuitamente, uma assinatura diária de A Gazeta, durante a permanência no Conselho. Caso já seja assinante, a assinatura será renovada por um ano.
– Ter disponibilidade para uma reunião mensal na primeira terça-feira de cada mês (conforme calendário prévio).
– Comparecer a, pelo menos, 75% das reuniões presenciais, podendo ser substituído se faltar a mais de três reuniões em um ano.
– Opinar de forma crítica e sincera sobre o jornal tomando como base as instruções que receber.
– Trazer críticas e sugestões que tenham recebido de outras pessoas.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.