Auditório lotado para assistir Mirian Goldenberg

Pesquisadora fez palestra para o Encontros do Saber

Por Carla Nascimento - atualizado em 11/11/2019 as 17:09

Fotos: Guilherme Ferrari

Fotos: Guilherme Ferrari

Mirian Goldenberg falou sobre diversos assuntos

A quarta palestra do ciclo “Encontros do Saber” foi nesta terça-feira (18), com o tema “Amor, casamento e felicidade”. A palestrante foi a antropóloga, pesquisadora, professora e colunista da Folha de S. Paulo, Mirian Goldenberg. O projeto é apresentado pela Revista AG com curadoria da Casa do Saber Rio.

Mirian Goldenberg falou sobre as dificuldades nos relacionamentos atuais. Ela realiza estudos e pesquisas com casais há décadas e tem mais de 30 livros publicados. “Com a desculpa da intimidade, muitas vezes, a pessoa é para o parceiro a sua pior versão”, afirmou durante o evento.
IMG_0429
O auditório da Rede Gazeta ficou lotado durante a apresentação. A coach e consultora na área de comportamento humano Fabíola Saquetto, 41 anos, participou do evento. “A palestra foi maravilhosa, a Mirian é uma profissional incrível, no auditório acho que a maioria eram mulheres então foi muito especial pra gente ter essa abordagem, essa pesquisa que primeiro nos valoriza. Eu acho que tira muitos mitos em relação as relações e ao feminino”, afirma.

A professora aposentada Josélia Marques também esteve presente e se identificou com o tema. “Muito boa!”, comentou. Ana Angélica Motta, diretora executiva da ONG Estação Conhecimento, enfatizou a riqueza da troca de conhecimento com a antropóloga. “Acho a Mirian uma mulher inteligentíssima, que busca o conhecimento. É o que ela falou: através do conhecimento ela conseguiu uma liberdade com a pesquisa que nos inspira enquanto mulheres. Sempre que vejo algo dela eu vou em busca desse compartilhamento de conhecimento.”

A sensibilidade com que Mirian aborda pessoas e questões que discute em sua palestra também chamou muita atenção dos presentes. “Foi muito interessante. A generosidade com que ela dividiu todos os conhecimentos que ela acumulou ao longo de tanto tempo. E faz a gente repensar as relações, a evolução, o machismo, o feminismo e tudo que permeia essas relações entre as pessoas”, relatou a pedagoga Márcia Grilo. Terezinha Trancoso também destacou: “Achei ela bastante humana em dedicar tanto amor com a gente”.

A diretora de transformação da Rede Gazeta, Letícia Lindenberg, fez a abertura do evento

A professora Jucinei Rocha e a estudante de psicologia Aline Isabelle comentaram sobre o papel da mulher e o casamento na sociedade atual. “A gente precisa repensar essa questão de casamento, inclusive, precisamos repensar o conceito de casamento e debater questões relacionadas ao machismo”, disse Jucinei, enquanto Aline afirmou: “Achei enriquecedor, excelente pro crescimento, do saber, do aprofundamento do que a cultura brasileira nos oferece e de entender o posicionamento da mulher brasileira na sociedade e como nos portarmos diante disso.”

Esta edição do Encontros do Saber teve patrocínio de Ricardo Vieira, da Faculdade Multivix, Unimed e dermatologista Karina Mazzini.

 

 

*Com informações dos residentes em Jornalismo Leonardo Goliver, Nathália Cerri, Júlia Afonso, Matheus Brasil, Gilson Arão, Cleiton Soares e Patrick Jacob

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.