Colatina recebe encontro do ES Competitivo

O programa Bom Dia Espírito Santo será apresentado nos estúdios da TV Gazeta Noroeste

Por Rede Gazeta - atualizado em 30/10/2015 as 17:40

Divulgação

Divulgação

O primeiro workshop do projeto foi em Cachoeiro de Itapemirim

As lideranças do Espírito Santo estarão reunidas na próxima sexta-feira (06), em Colatina, no Noroeste do Estado, para o o segundo workshop do projeto “Espírito Santo Competitivo”, promovido pela TV Gazeta, que debaterá as melhorias possíveis de serem adotadas nas áreas de Financiamento, Educação, Ciência e Tecnologia e Inovação para aumentar as condições de competitividade do estado. Participarão do debate o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), José Antônio Buffon, o consultor e ex-diretor do Banco Santander, Sérgio Costantini, e a secretária de Estado da Fazenda, Ana Paula Vescovi.

O workshop de Colatina será realizado às 9 horas no auditório da Mitra Diocesana, no Centro da cidade. Naquele dia, o programa “Bom Dia Espírito Santo”, da TV Gazeta, será apresentado nos estúdios da TV Gazeta Noroeste pelo jornalista Mário Bonela. Bonela atuará também como mediador dos debates no workshop. O projeto tem o propósito de mapear estratégias que possam ser seguidas pelo Espírito Santo para dinamizar a economia e se tornar mais competitivo e capaz de gerar novas oportunidades de trabalho, renda e ascensão social para os capixabas.

Na área de Educação a discussão se dará em torno das deficiências na educação básica, responsáveis pelo baixo nível de aprendizado e alto índice de evasão escolar que têm reflexos diretos no ensino técnico-profissionalizante e superior e na produtividade. Com relação à Ciência e Tecnologia e Inovação, serão discutidos caminhos que possam levar a estrutura produtiva do estado a se apropriar das novas tecnologias e inovação que aprimorem os processos e reduzam os custos. Os debates sobre financiamento abordarão as oportunidades de financiamento existentes diante do cenário de esgotamento de recursos das fontes estatais.

O primeiro workshop do projeto foi em Cachoeiro de Itapemirim, no último dia 9 de outubro, e discutiu, além das alternativas de financiamento, os gargalos logísticos do Estado e a qualidade das instituições. No próximo dia 4 de dezembro, em um fórum, em Vitória, será entregue às autoridades a síntese das contribuições dadas nos workshops e nas entrevistas e reportagens realizadas pelos veículos de comunicação da Rede Gazeta sobre os temas abordados no projeto.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.