Confira as iniciativas da Rede Gazeta para evitar a disseminação de Fake News

Mesmo no Dia da Mentira, compartilhe apenas a verdade

Por Lara Rosado - atualizado em 11/11/2019 as 17:03

Mesmo no Dia da Mentira, a gente não vai parar de compartilhar a verdade. E para reforçar esse compromisso da Rede Gazeta em combater o compartilhamento de fake news, os veículos da Rede dispõem de algumas ferramentas. Você sabe quais são?

Conversamos com o editor-chefe da Redação Multimídia, André Hees, que contou sobre dois projetos cruciais para deter a desinformação nas redes sociais e prezar pelo jornalismo sério: a seção “Passando a Limpo” e o G.dados, grupo focado no garimpo de informações muitas vezes “escondidas” em portais públicos.

“O Gazeta Online tem um espaço chamado de Passando a Limpo que tem como missão desfazer boatos que estão correndo pelas redes sociais. Era um trabalho que já era feito de forma espontânea pela nossa equipe, e enxergando a importância dessa atividade decidimos formalizá-la. A nossa equipe identifica assuntos que estão sendo muito compartilhados, apura e distribui a informação correta nas nossas redes sociais”, pontua Hees.
Para ele, o trabalho do jornalista é apurar a verdade, buscando informar a população depois de uma análise de todos os lados. Para reforçar o compromisso da Rede Gazeta com o jornalismo profissional, o projeto G.dados foi criado.

“O G.dados é uma iniciativa mais robusta de jornalismo de dados, que surgiu com o G2020, e reúne profissionais qualificados, que passam por diversos treinamentos para estarem sempre atualizados. Durante o processo, são utilizadas técnicas próprias de análise e raspagem de dados que estão disponíveis em sites de forma dispersa”, explicou o editor-chefe.

Não fique com fama de mentiroso. #compartilheverdades

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.