Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta comemora 20 anos em formatura da turma

Aprendizado e experiências marcam a história do programa desde o início

Por Ismael Inoch - atualizado em 13/04/2018 as 14:47

Foto: Letícia Siller

Foto: Letícia Siller

O programa comemorou 20 anos de existência durante cerimônia de formatura dos quinze residentes deste ano

Essa história começou entre os anos de 1996 e 1997 com dois grupos de estudantes que passaram pela redação de A Gazeta, em Vitória. De lá para cá, a iniciativa tomou forma e ganhou o nome de Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. O programa comemorou 20 anos de existência durante cerimônia de formatura dos quinze residentes deste ano, na sede do grupo de comunicação, nesta quinta-feira (30).

Com de costume, os estudantes e recém-formados produzem uma publicação no fim do programa. Nesta sexta-feira (30), o jornal traz um encarte especial com o tema “Saúde mental”. As matérias abordam os transtornos causados pelo estresse diário e da vida moderna.

“Esta formatura é um encontro que nos emociona. O Jornalismo é responsável por ajudar a cobrar melhorias e uma vida melhor para este país. Torço para que esses residentes não percam a esperança. A vida é difícil, mas vale à pena por ser bonita”, destacou o diretor de Jornalismo da Rede Gazeta, Abdo Chequer.

O curso é gratuito para aprovados em um processo seletivo e conta com patrocínio das empresas Águia Branca, Eco 101 e Vale. O programa é destinado aos universitários no último semestre de conclusão do curso de Jornalismo, ou relacionados à área de Comunicação, além de profissionais com até dois anos de formados.

Durante quase três meses, os residentes vivenciaram, durante quase três meses em horário integral, o dia a dia das produções jornalísticas da Rede Gazeta. Ao lado dos profissionais de todos os veículos de comunicação, assistiram palestras, produziram reportagens, tiveram aulas, participaram de oficinas e visitas a outras empresas e instituições, como Tribunal de Justiça do Estado, Ciodes, Assembleia Legislativa, Hospital Estadual de Atenção Clínica, além das sedes das empresas parceiras do projeto.

Quase 40 ex-residentes de outras edições trabalham como jornalistas dentro da Rede Gazeta. Em duas décadas de história, o Curso foi além do Estado e outros profissionais estão em veículos como TV Globo Nordeste, canal SporTV, GShow, Globo Esporte e CBN no Rio de Janeiro. “O curso chega aos 20 anos consolidado, mais conhecido no Brasil e muito mais reconhecido pelo mercado do Espírito Santo. É uma contribuição da Rede Gazeta para o exercício do Jornalismo profissional”, destaca a gerente de Relações Institucionais e coordenadora do curso, Luciane Ventura.

Mais de 100 publicações

Durante o período do curso, entre setembro e novembro, foram 480 horas de imersão na Rede Gazeta com a produção de 151 matérias publicadas em A Gazeta, TV Gazeta, Na!, Gazeta Online, Revista AG e G1/ Espírito Santo.
Dedicação e aprendizado

Sara Aguiar é jornalista e assistente no curso e acompanha as atividades desde as primeiras turmas. É a única atividade profissional para a qual ela se dedica todo ano. “O que me impressiona são a expectativa e entusiasmo dos residentes quando eles entram e isso se mantem em todas as edições. Uma vontade grande de obter conhecimento e todo ano eu aprendo demais com cada um dos 15 residentes”, explica a jornalista Sara.

Turismo rendeu tema de concurso

A Vale realizou um concurso entre os residentes e desafiou a turma a fazer um vídeo sobre um dos três locais que os residentes visitaram: Estação do Conhecimento na Serra, Reserva Vale em Linhares ou durante uma viagem de trem com o trecho Vitória x Governador Valadares. Quem venceu foram os residentes Thaís Altoé, Juliana Oliveira e Kayque Fabiano que ganharam um final de semana hospedados na Reserva da Vale.

Dicas de viagem foi o tema proposto pela empresa Águia Branca. Os residentes tinham que produzir um vídeo com esse propósito e o melhor levava para a casa um iPhone 7. A residente ganhadora foi a Nadine Alves.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.