Fake News é tema de debate na CBN Vitória

Evento reuniu profissionais e público nesta quarta-feira (20)

Por Comunicação - atualizado em 20/06/2018 as 18:13

IMG_5732A CBN Vitória promoveu o debate com o tema “Fake News” nesta quarta-feira (20), no auditório da Rede Gazeta, com mediação de Fernanda Queiroz.  O evento teve a presença do diretor de jornalismo da Rede CBN, Ricardo Gandour; Sérgio Denicoli, que é doutor na área de investigação digital e novas mídias; José Antônio Martinuzzo, doutor em Comunicação e pós-doutor em Mídia e Cotidiano e Gilberto Sudré, comentarista de Tecnologia da CBN Vitória.

Ricardo Gandour ressaltou que o tema ganha mais relevância com a proximidade das eleições. “Os candidatos deveriam fazer um compromisso ético e informar que a campanha não usa fake News”, enfatizou.  Ele ainda falou da linha tênue que separa a brincadeira da irresponsabilidade nas redes sociais.

“A gente vive um tempo grave, quando espalhar boatos e mentiras é corriqueiro”, defendeu Martinuzzo. E o professor ainda afirmou: “É crime, é deslealdade, é irresponsabilidade com o outro. Uma violência”.

Sérgio Denícoli lembrou que os boatos via redes sociais muitas vezes são encomendados por grupos específicos. E a distribuição não é difícil, explica Gilberto Sudré. “Deixamos rastros quando utilizamos redes sociais. As redes sociais nos conhecem bem, melhor do que muitos amigos”, alerta.

Além da contribuição dos entrevistados, o público participou com perguntas. Esse modelo de evento coloca em debate temas importantes para a sociedade, com a contribuição de profissionais dos setores envolvidos e a participação de ouvintes da rádio CBN Vitória.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.