Fórum do ES Competitivo chega à Vitória

Serão apresentadas as conclusões dos debates ocorridos em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares

Por Rede Gazeta - atualizado em 10/12/2015 as 17:18

Divulgação

Divulgação

Apresentação do ES Competitivo em Colatina

A TV Gazeta apresenta, na próxima segunda-feira (14), a partir das 8h30, o último evento do projeto Espírito Santo Competitivo, o “Fórum Vitória 2015”, no Centro de Convenções de Vitória . Neste evento serão apresentadas as principais conclusões das entrevistas, palestras e debates ocorridos ao longo dos meses de outubro e novembro em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e Vitória. Nestas discussões foram envolvidas as lideranças dos principais segmentos da economia e da política capixaba bem como especialistas nos temas propostos.

Arnaldo Tavares

Arnaldo Tavares

Convidados para encontro em Cachoeiro de Itapemirim

No Fórum, serão também apresentadas as condicionantes econômicas da competitividade pelo presidente do Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa, Marcos Lisboa, (economista que já ocupou a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda e a vice-presidência do Banco Itaú). Caberá ao governador Paulo Hartung encerrar o Fórum trazendo sua visão da articulação regional para o fortalecimento competitivo do Espírito Santo.

As propostas a serem apresentadas no Fórum se referem aos cinco temas selecionados pelos organizadores, ou seja,

• a agenda de melhoria da qualidade das instituições que proporcione um ambiente de negócios saudável, sustentável e atrativo para investimentos, que racionalize os obstáculos burocráticos e proveja segurança jurídica e institucional às ações de mercado;
• O tratamento das deficiências de infraestrutura e logística que limitam a competitividade e imputam custos aos processos produtivos do Espírito Santo (adequação e expansão dos portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, tratamento do intercambiamento modal, etc…)
• Construção de alternativas de financiamento que viabilizem os investimentos necessários ao desenvolvimento do Estado e de seu sistema produtivo, inclusive com atração do capital privado para construção de parcerias público-privadas ou simples concessões de serviços, privatização de atividades econômicas não prioritárias de governo, etc.
• Avanços e adequação do sistema educacional público e privado, notadamente na formação técnica em todos os níveis, visando ao fortalecimento do capital humano na sustentação da produtividade e qualidade das cadeias produtivas capixabas;
• Geração de tecnologia e inovação: Que elementos precisamos construir para alinhar a agenda e a prática de empresas, academia e Estado na geração de novas tecnologias e processos que impulsionem ganhos de produtividade e diferenciação de produtos e que possa beneficiar o sistema produtivo de forma ampla;

Após as apresentações os participantes – autoridades, lideranças empresariais e representantes da sociedade civil – receberão o documento que sintetiza os debates desenvolvidos ao longo do projeto.

O projeto “Espírito Santo Competitivo” foi concebido diante da constatação de que o estado, embora possua muitas condições favoráveis – economia razoavelmente diversificada, um complexo portuário de grande dimensão e uma localização geográfica privilegiada próxima dos maiores centros consumidores do país – não tem sido capaz de transformar tais atributos em uma vantagem competitiva consistente para as empresas capixabas nos cenários nacional e internacional. Tampouco tem contribuído para a atração de novos investimentos que diversifiquem a base econômica, hoje fortemente comoditizada, e agreguem estágios produtivos mais avançados às principais cadeias produtivas do Estado.

A partir desta reflexão, o projeto se dispôs a levar à sociedade a discussão e envolvimento em temas tão fundamentais para o nosso futuro. Não cabe à TV Gazeta trazer as respostas. Mas temos a oportunidade de estimular este debate e enriquecer nossa contribuição ao Estado e seu futuro.

ES Competitivo – Fórum de Encerramento
Data: 14/12, 8h30, no Centro de Convenções de Vitória
Informações: [email protected] –  Telefone: (27) 3321-8815

Temas:
– Competitividade: O Espírito Santo em Debate – Resumo dos principais temas debatidos
– Agenda Econômica para a competitividade – Marcos Lisboa, Diretor Presidente do INSPER
– Articulação regional para um Espírito Santo mais competitivo – Paulo Hartung, Governador de Estado do ES

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.