Gazeta Lab lança primeiro resultado com o projeto “Água, por quanto tempo?”

Iniciativa consiste em um laboratório multidisciplinar para o desenvolvimento de novos produtos e ideias

Por Comunicação - atualizado em 16/01/2017 as 10:33

Saiu do forno o primeiro projeto entregue pela equipe do Gazeta Lab. O resultado é um site especial, ancorado ao Gazeta Online, que traz conteúdo multimídia sobre a seca no Espírito Santo. O conteúdo foi elaborado por nove estudantes da Universidade Vila Velha (UVV) com uma linguagem inovadora e educativa. A instituição foi a primeira a fechar parceria com o laboratório multidisciplinar para o desenvolvimento de novos produtos e ideias da Rede Gazeta. O endereço é http://lab.gazetaonline.com.br/agua.

capa gazeta LABO projeto multimídia “Água, por quanto tempo?” mostra porque o Espírito Santo chegou à maior estiagem da história, como os veículos de Comunicação da Rede Gazeta noticiaram nos últimos meses. O resultado é fruto de um trabalho de pesquisa que pode ajudar a sociedade civil organizada a entender a seca e debater propostas para amenizar o problema. Mais do que um conteúdo editorial, o trabalho do grupo pode ser utilizado como fonte de pesquisa e estudo por alunos, professores e interessados no tema. O site traz linha do tempo que revela os períodos de seca e estiagem, além de vídeo e apresentação que pode ser usada nas salas de aula.

“Foi um projeto marcado por desafios e pela multidisciplinariedade das competências de cada um. Isso contribuiu demais para o debate entre eles neste projeto piloto. Eles tiveram a experiência de conhecer de perto a nossa rotina e até conversar com profissionais, que já tinham conhecimento sobre o tema, e sintetizar todas as ideias em forma de narrativa”, destacou o editor executivo do Gazeta Online, Aglisson Lopes.

Hid Saib

Hid Saib

Projetos foi apresentado pelos alunos participantes na UVV

Os estudantes pesquisaram décadas de reportagens ao terem acesso ao material do Centro de Documentação (CEDOC) da Rede Gazeta. Durante o período de levantamento, o grupo descobriu informações que nunca tinham sido discutidas pelos veículos de comunicação da Rede Gazeta.

Durante dois meses, estudantes de diferentes cursos de graduação da UVV mergulharam em um ambiente empresarial e jornalístico para pesquisar sobre o assunto da água e os longos períodos de estiagem. Ao lado de profissionais da Rede Gazeta, os alunos foram desafiados a fazer um levantamento de dados e apresentar um resultado para conscientizar a população sobre a importância deste recurso.

A turma era composta por Diego Siqueira (Design), Douglas Spanghero (Marketing), Emanuelly Fiorio (Ciências Biológicas), Emerson Romaneli (Ciência da Computação), Gabriel Cézar (Engenharia), Gabriel Rodrigues (Engenharia), Joana Calazans (Marketing), Lara Saar (Geologia) Rodrigo Vieira (Marketing) e o professor e mentor Jefferson Cabral. Para 2017, a Rede Gazeta já discute a formação de novas turmas e parcerias com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a Estácio de Sá, a Fucape e a Faesa.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.