Movimento Todos pelo Rio Doce ajuda a preservar 150 nascentes do Rio Doce

Iniciativa foi realizada em cidades do Espírito Santo e Minas Gerais e conta com o apoio da Rede Gazeta

Por Comunicação - atualizado em 06/06/2018 as 14:17

Foto divulgação3O Rio Doce ganhou defensores de peso. Dois mil voluntários se reuniram no Dia Mundial do Meio Ambiente, ontem, com a missão de cercar 150 nascentes da bacia no Espírito Santo e em Minas Gerais. A iniciativa do Movimento Todos pelo Rio Doce, que tem o apoio da Rede Gazeta, incluiu atividades de educação ambiental com alunos da rede pública.

Foram usadas 15 mil estacas e 160 mil metros de arame. O coordenador-geral do movimento, Theo Casotti Penedo, explica que o objetivo é preservar a vegetação próxima às nascentes e permitir que a água infiltre no solo em dias de chuva. Para ele, essa é uma das principais iniciativas de proteção dos recursos hídricos. “Também é necessário recuperar a mata ciliar e não deixar que lixo e esgoto cheguem ao rio”, detalha.

No Estado, os voluntários passaram pelos municípios de Brejetuba, Baixo Guandu e Colatina.

EducaçãoFoto divulgação2

Mais de 4 mil escolas aderiram à campanha e continuarão durante esta semana com ações de educação ambiental. Para isso, as instituições terão acesso a vídeo-aulas disponibilizados pelo Movimento Todos pelo Rio Doce.

As produções tratam da importância dos rios e nascentes e explicam, de forma simples e divertida, como preservá-los. Um deles tem dicas para estimular o debate entre professores e alunos; outro, feito em animação, é voltado para crianças e um terceiro para adolescentes e adultos.

Theo Penedo ressalta que as atividades de preservação de nascentes continuam ao longo do ano. “A partir de outubro haverá plantio de mudas, porque esta é a época ideal para isso”, afirma.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.