O site do jornal Na! é o mais rápido do mundo entre os principais portais de notícias

O dado é proveniente de uma pesquisa realizada com a ferramenta de métrica do Google, chamada Lighthouse

Por Comunicação - atualizado em 09/02/2018 as 17:38

na siteO jornal Na! foi o primeiro jornal do Brasil a ter um site construído com a tecnologia Progressive Web App (PWA) e, atualmente, é o mais rápido do mundo entre os principais portais de notícias. O dado é proveniente de uma pesquisa realizada com a ferramenta de métrica do Google, chamada Lighthouse. O primeiro carregamento da página demora em torno de 1,5 a 2 segundos, já no segundo acesso, o tempo é de 0,6 a 1 segundo.

“Isso acontece porque o PWA simula um aplicativo, que ocupa menos espaço e usa a memória do próprio celular para fazer esse carregamento rápido. Essa simulação de aplicativo que o PWA faz também permite receber notificações, disponibiliza as matérias já lidas em off-line, e usar a ferramenta de geolocalização, dentre outras funções que um site normal não permite”, contou o gerente de Tecnologia Web da Rede Gazeta Carlos Dutra.

Os novos sites da Rede, de agora em diante, serão feitos nessa tecnologia. “Estamos produzindo um para o Clube do Assinante e também faremos um especial para a Copa do Mundo deste ano. Além disso, temos o projeto de passar os sites atuais para essa tecnologia também, como o Gazeta Online, mas isso demanda mais tempo, por já ser um site muito grande”, explicou Carlos.

Com o PWA, é possível criar um atalho do site na tela inicial dos celulares que usam o sistema operacional Android, assim imita a aparência de um aplicativo. O portal é atualizado constantemente com notícias do jornal Na! e do Gazeta Online, trazendo novidades de famosos, cultura, empregos, polícia, tecnologia, curiosidades, bem estar e saúde, Brasil e esportes. A coluna Dona Encrenca também fica disponível para leitura. As promoções mais recentes do jornal também podem ser conferidas.

“O Na! é um veículo focado na cobertura do que acontece nas cidades e nas comunidades, trazendo principalmente Polícia, Cidades, Esportes e Entretenimento para seus leitores. Ter um site criado com o PWA garante a agilidade ao entregar esse conteúdo, pois o portal vai estar atualizado com informações recentes. Hoje em dia, a rapidez é algo essencial na hora de entregar a notícia e ficamos muito satisfeitos com o desempenho do site”, destacou o editor-chefe da Redação Integrada, André Hees.

Além disso, o site possui uma ferramenta que permite que os usuários entrem em contato com a redação através Whatsapp do jornal, diretamente pelo site. Os internautas podem enviar conteúdo, sugestões, elogios e críticas. Acesse e confira em www.noticiaagora.com.br.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.