Rádio Litoral estreia dois podcasts sobre o Carnaval de Vitória

Informação e diversão fazem parte do cardápio do "Carnaval Legal" e do "Viva Samba na Litoral", que trazem entrevistas com integrantes das escolas e detalhes dos desfiles

Por Lara Rosado - atualizado em 13/02/2020 as 16:26

Não vai faltar informação sobre o Carnaval de Vitória para os foliões capixabas. Isso porque a Litoral lançou dois podcasts sobre a festa: o “Carnaval Legal”, que apresenta os bastidores dos desfiles das escolas e o “Viva Samba na Litoral”, que é um programa de entrevistas ao vivo com figuras do samba capixaba.

O “Carnaval Legal” traz sete episódios, cada um com uma escola do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, que desfilam no próximo sábado (15), no Sambão do Povo: Independente de Boa Vista, Novo Império, MUG, Unidos de Jucutuquara, Imperatriz do Forte, Unidos da Piedade e Independentes de São Torquato. A apresentação fica a cargo do radialista Tiago Silvares.

“O programa coloca em evidência componentes das escolas de samba que normalmente não aparecem tanto, que estão nos bastidores da construção do espetáculo, com funções que não são conhecidas pelo público”, adianta Edson Guidoni, produtor da atração.

No primeiro episódio, sobre a Boa Vista, atual campeã do Carnaval de Vitória, participam as destaques Lorena Fafá e Laila Martins, que vivem em Angola e no Rio de Janeiro, respectivamente. Elas dividem com o público as preocupações e os preparativos de quem participa dos desfiles mesmo morando longe da comunidade. Clique aqui para ouvir.

O público também pode conhecer o papel do profissional da Harmonia, cujas responsabilidades começam muito antes dos desfiles. O programa ainda explica o trabalho do enredista, o responsável pela pesquisa e escrita da base de informações que dá corpo ao enredo de uma escola de samba.

“Essa iniciativa de criar conteúdos sobre o Carnaval de Vitória no formato podcast abre uma oportunidade de sair dos meios tradicionais e alcançar novos públicos, principalmente os de fora do Espírito Santo”, completa Guidoni. Entre os convidados do programa estão o enredista Léo Soares, o diretor de harmonia Elton Brás e o coordenador de destaques Alex Alves.

Já o outro produto, o “Viva Samba na Litoral”, é uma parceria com o portal Viva Samba. O podcast vai contar com a apresentação de Edson Guidoni, Iamara Nascimento e Armando Chafik (os dois últimos serão comentaristas na transmissão da TV Gazeta e G1/ES, respectivamente).

Além dos bastidores sobre a preparação para os desfiles, o podcast conta com quadros sobre as notícias do Carnaval de Vitória, um manual sobre os quesitos (um quesito a cada episódio), a agenda de ensaios/eventos e fofocas do mundo do samba. É um programa descontraído, que promete não só informar, mas também divertir.

São 10 episódios com participação das sete escolas do grupo especial. O “Viva Samba na Litoral” também pode ser ouvido às segundas e quartas, das 21h às 22h, no site da rádio Litoral e no Facebook da emissora. A série se encerra no dia 20 de fevereiro com um debate sobre o resultado do desfile do Grupo Especial.

Com informações de A Gazeta

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.