Rede abre inscrições para Curso de Residência em Jornalismo 2015

Por Comunicação - atualizado em 15/07/2016 as 16:26

residenciaChegou a hora de aliar a teoria da sala de aula com a prática das redações jornalísticas. Os alunos ou recém-formados em qualquer curso superior que desejam participar do 18º Curso de Residência em Jornalismo Rede Gazeta devem ficar atentos, pois as inscrições começam na próxima segunda-feira (20) e vão até o dia 07 de agosto. Para participar, basta enviar o currículo para o e-mail: [email protected]. A sua inscrição será confirmada logo que o e-mail for recebido pela coordenação do curso e avaliado. Se preencher os requisitos, o candidato recebe uma mensagem com a resposta.

Podem participar os alunos que estejam cursando o último ano em qualquer curso superior ou que tenham até um ano de formado. O objetivo do curso é aliar a teoria adquirida na faculdade com a experiência do dia a dia nas redações. “O curso é gratuito e oferece uma excelente oportunidade para quem quer seguir carreira no jornalismo. Vários profissionais que hoje atuam na empresa estão aqui porque foram residentes”, afirma a coordenadora do curso, a jornalista Luciane Ventura.

Os residentes acompanham, diariamente, o trabalho realizado pelos jornalistas na produção multimídia de jornais impressos, televisão, rádio e internet da Rede Gazeta. Além de receber dicas dos profissionais, eles também produzem reportagens. O trabalho inclui ainda entrevistas, oficinas e visitas técnicas.

residentes 2014

residentes 2014

Turma de residentes da Rede Gazeta em 2014

Na Rede Gazeta, jornalistas de destaque como o apresentador do Bom Dia ES, Mário Bonella; o macro editor de Cidades da Redação Multimídia, Geraldo Nascimento; o repórter da TV Gazeta Michel Bermudes; entre outros passaram pelo curso de Residência, que acontece há 18 anos, consecutivamente, e é viabilizado com o patrocínio de empresas da iniciativa privada. Em 2015, as empresas apoiadoras são Águia Branca, pelo terceiro ano consecutivo, e a Eco 101, pela segunda vez.

Etapas do curso

Na primeira fase o curso selecionará 30 alunos por meio de uma prova de conhecimentos e redação, na primeira quinzena de agosto. Já na segunda etapa haverá uma entrevista individual que escolherá os 15 residentes que farão o curso gratuitamente. As aulas começam no dia 14 de setembro e acontecem das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, até o dia 3 de dezembro.

O público poderá acompanhar a produção e o dia a dia dos residentes por meio de um blog no portal Gazeta Online, no endereço www.gazetaonline.com.br/residencia, e também os bastidores na página no Facebook.

Palestrantes

 

Clique e veja o caderno produzido pela turma do ano passado

As edições anteriores do Curso de Residência contaram com palestras de grandes nomes do jornalismo, como os jornalistas Caco Barcellos e Pedro Bassan, da Rede Globo, os apresentadores do Globo Esporte Alex Escobar e Tiago Leifert; o repórter especial da Rede Globo, Marcelo Canellas; a diretora-executiva da Rede CBN, Mariza Tavares; o colunista e consultor do Grupo O Estado de São Paulo, Carlos Alberto Di Franco; a mestre em Comunicação e editora de Mídias Sociais da Editora Globo, Ana Brambilla; entre outros.

 

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.