Rede Gazeta conclui 21ª edição do Curso de Residência em Jornalismo

Os 15 residentes produziram mais de 200 matérias, incluindo a cobertura das Eleições 2018 e do Enem

Por Caroline Mauri - atualizado em 11/11/2019 as 17:05

Texto de Carolina Wassoller e Caroline Mauri

Assim como o carnaval, toda Residência tem o seu fim. Depois de mais de 200 matérias publicadas, mais de 20 palestras, cobertura das Eleições 2018, Enem e até Encontro de Lideranças, os residentes de despediram ontem do 21º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, com a realização da formatura no Auditório da empresa, em Vitória.

Foram 12 semanas acompanhando as redações e veículos do grupo de comunicação. O resultado final é o caderno especial que será veiculado amanhã, encartado em A GAZETA, por todo o território do Espírito Santo. Em acordo com a bandeira social adotada pela Rede Gazeta neste ano, o tema da publicação é “Violência contra as mulheres”.

A diretora de Transformação da Rede Gazeta, Letícia Lindenberg, acompanhou todas as edições da Residência, antes até mesmo de começar a numeração – quando ainda envolvia somente o jornal A Gazeta . Para ela, o curso extremamente importante, tanto para a formação do aluno quanto para a própria empresa, uma vez que a oportunidade se mostra como um caça talentos.

Para a gerente de Relações Institucionais da empresa e Para a coordenadora do Curso, Desiery Marchini, esta 21ª edição foi bem produtiva. “Eles tiveram muito trabalho e a entrega foi muito satisfatória. A presença de residentes de outros estados também foi um ganho muito grande e proporcionou uma troca de experiências muito bacana. Já estou na esperança de vê-los no mercado e aguardo a próxima turma”, afirmou.

A jornalista Sara Aguiar, conhecida como Sarinha, é quem acompanha os residentes de perto no dia a dia se emociona ao falar do curso. “Falar de Residência faz passar um filme na minha cabeça. Todo ano, o curso traz muito aprendizado para mim, como jornalista e até como mãe. Para mim é incrível, porque acompanho de muito perto a rotina, alegrias, angústias. Eu os vejo chegarem temorosos e depois saem mais donos de si e seguros. É lindo ver essa transformação”, refletiu.

Saindo com uma cobertura de uma eleição histórica nos currículos, os residentes tiveram muito trabalho e muita participação nesse evento. A editora de Política Samanta Nogueira considera que foi um ganho, tanto para redação, quanto para eles. “É importante para o profissional que está iniciando a carreira aprender com quem já está há algum tempo na redação e entender mesmo o papel da imprensa nesse momento que é da democracia. Foi importante o olhar do jovem no processo, contribuiu muito para a redação esse olhar”, assegurou.

OS RESIDENTES
Para a residente Bruna Littig, a Residência vem como parte complementar prática do exercício de jornalismo. “Participar da Residência é, sem dúvida, uma experiência única e cheia de frio na barriga (risos). Os desafios são diários nas diferentes editorias. Na faculdade temos a teoria e aqui a gente vive o dia a dia de uma redação. Isso enriquece muito”,

Já Igor Santos, que já havia trabalhado em redação anteriormente, teve sua bagagem extremamente enriquecida pelo Curso. “Essa experiência me proporcionou muito crescimento. A bagagem que fica é de muita experiência e amadurecimento profissional. Sem dúvidas, me sinto mais preparado para o mercado”.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.