Rede Gazeta forma 19ª turma de residentes em Jornalismo

Solenidade de formatura reuniu familiares, profissionais e patrocinadores no auditório da empresa

Por Comunicação - atualizado em 02/12/2016 as 15:06

Foto: Ricardo Medeiros - GZ

Foto: Ricardo Medeiros - GZ

Formandos do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta

Quinze jovens jornalistas estão formados pelo Curso de Residência da Rede Gazeta. A solenidade de formatura da 19ª edição aconteceu no auditório da empresa nesta quinta-feira (1º), na sede em Vitória, e reuniu os familiares dos alunos e profissionais do grupo de Comunicação que colaboraram com a programação da iniciativa. Durante os quase três meses de imersão, os residentes conheceram os bastidores que norteiam a produção jornalística por meio de aulas, palestras e apuração de notícias dentro das redações. O resultado deste trabalho foram 150 publicações, sendo 110 reportagens em A Gazeta e 17 no Na!. A turma chegou a ter oito publicações em uma única edição do impresso.

IMG_9972“Esta foi a turma que mais publicou matérias nos veículos da Rede durante o curso. Estou muito orgulhosa com este resultado, reflexo do empenho de vocês. Estão todos certamente preparados para o mercado”, agradeceu a gerente de Relações Institucionais e coordenadora do Curso, Luciane Ventura. Na TV Gazeta, os alunos chegaram a produzir e apresentar o programa Em Movimento. A produção também chegou ao online com 9 produções para o G1/ES e 14 para o portal Gazeta Online. Durante o período eleitoral, os residentes participaram ativamente das coberturas e produziram matérias para os veículos de comunicação.

O diretor Corporativo de Jornalismo, Abdo Chequer, incentivou os formandos na busca pela verdade e no exercício da função social da profissão.  “Nossa carreira é uma das mais difíceis de ser bem feita. As pessoas que nos procuram nem sempre querem grandes reportagens. Elas às vezes querem apenas consertar um buraco na rua e nós temos que ir lá para resolver. O jornalismo é a busca permanente pelo interesse público. Vamos seguir em frente com qualidade com foco na reportagem bem feita ainda que seja um problema pequeno. mas que pode mudar a realidade de uma pessoa, uma comunidade, ou até mesmo o Estado, o país”, destacou.

A 19ª edição do Residência trouxe o casal de jornalistas Sônia Bridi e Paulo Zero, da Rede Globo, para a palestra de abertura. Outros convidados também compartilharam conhecimento com os residentes como os assessores de comunicação das empresas Vale, Viação Águia Branca e Eco 101, empresas patrocinadoras do curso. Para conhecer a produção de notícias no interior do Espírito Santo, os residentes visitaram as regionais da Rede Gazeta em Linhares e Colatina e também conheceram o Complexo Penitenciário Feminino de Bubu, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), Tribunal de Justiça do Espírito Santo e Assembleia Legislativa.

IMG_9964Na solenidade, a Águia Branca anunciou o resultado do concurso cultural realizado todos os anos. O residente Rafael Gomes foi o vencedor e passará quatro dias em um resort em Porto Seguro, com viagem e despesas custeadas pela viação. O caderno especial da 19ª edição do Residência traz o tema ES: Escolha seu destino, e apresenta opções de turismo em lugares secretos do Estado.

 

Fotos: Ismael Inoch

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.