Rede Gazeta inaugura nova Redação e área de Negócios

A partir de agora, os sites A Gazeta, G1ES e GEES, a TV Gazeta, a CBN Vitória e os times de Entretenimento passam a trabalhar lado a lado, na nova Redação. Já a área de Negócios abrange os times de Marketing, Comercial, Projetos e Eventos, Assinaturas e Estúdio Gazeta - o laboratório de branded content da Rede Gazeta.

Por Álvaro Guaresqui - atualizado em 24/08/2021 as 22:49

Rede Gazeta inaugurou, nesta segunda-feira (23), sua nova Redação de Jornalismo e uma nova área para Negócios. Os novos ambientes, na sede da empresa, em Vitória, passam a abrigar as áreas de conteúdo e comercial em ambientes projetados para promover mais interação, criatividade e diálogo mais eficiente entre os profissionais. As obras para reestruturação do prédio fazem parte de um plano de revitalização geral do prédio, inaugurado em 1983, começaram em março deste ano.

A partir de agora, os sites A Gazeta, G1ES e GEES, a TV Gazeta, a CBN Vitória e os times de Entretenimento passam a trabalhar lado a lado, na nova Redação. Já a área de Negócios abrange os times de Marketing, Comercial, Projetos e Eventos, Assinaturas e Estúdio Gazeta – o laboratório de branded content da Rede Gazeta. Os dois espaços abrigarão, quando totalmente ocupados, mais de 250 profissionais. Por enquanto, devido aos cuidados sanitários por causa da Covid-19, parte dos times seguirá em home office.

“Esse conceito de open space, área aberta, propõe maior interação entre as equipes. O projeto foi desenhado para criar um ambiente que ajudasse a Rede Gazeta a trabalhar de forma mais colaborativa, inquieta e que isso resultasse em um trabalho melhor. E acredito que já conseguimos realizar isso, pelas primeiras impressões que tenho recebido. Trabalhar durante obra é difícil mas este momento é o reconhecimento de tudo”, pontuou o Diretor de Negócios, Marcello Moraes, durante a inauguração dos espaços.

Em uma das paredes da nova Redação, um tributo ao patriarca da Rede Gazete, Cariê Lindenberg.
(Foto: Ricardo Medeiros/Divulgação Rede Gazeta)

O diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg, se emocionou ao descerrar uma homenagem ao pai, Cariê Lindenberg, falecido em abril deste ano. Na parede de entrada da nova Redação foi gravada uma mensagem do patriarca do grupo em sua última entrevista para A Gazeta, em 2019: “No Jornalismo não existe favor. Nem favor a favor, nem favor contra“.  Café mencionou o legado de defesa da democracia e da informação deixado pelo pai.

“Eu dou muito valor para os símbolos. A Rede Gazeta não chegou até aqui por falta de coragem. Fizemos esse investimento pesado num momento de incertezas, de dificuldades, não apenas no mercado de comunicação, mas de ataques ao papel do jornalismo. Essa coragem tem muito a ver com a trajetória da empresa até aqui, que meus antecessores, principalmente meu pai, tiveram de apostar no valor inegociável do jornalismo”, frisou Café.

Revitalização

A renovação arquitetônica da sede da Rede Gazeta começou no final de 2019, quando começou a ser construída a área de convivência. A obra teve ritmo reduzido nos primeiros meses da pandemia, mas foi concluída em julho de 2020. Após a entrega da nova Redação e da área de Negócios, o planejamento é de revitalizar áreas comuns e em desuso para promover uma ocupação mais inteligente do prédio.

“Uma obra grande como essa é um quebra-cabeça em que esse resultado é o encaixe das peças. Essa é a terceira entrega para tornar o prédio maior e mais adequando ao novo momento. ‘O tempo é o senhor da razão’, diz um ditado. Já tivemos a chance de fazer outras reformas e hoje fazemos uma das redações mais integradas do Brasil”, celebrou o diretor de Administração e Recursos Humanos, Helder Luciano de Oliveira.

Redação

Pensada para potencializar o fluxo de produção e publicação de informações, o estúdio digital construído no centro da Redação é uma das grandes novidades. Moderno e equipado para a transmissão de links e lives, o glass studio dá ao telespectador e ao internauta uma visão ampla do trabalho das equipes, na hora em que a notícia acontece.

“Com o fim das obras, iniciamos um trabalho inédito – mais inteligente e com velocidade de apuração e publicação em todos os veículos -, e a Redação será usada como cenário, interagindo com o público aumentando nossa audiência e relevância. Além disso, vamos melhorar a linguagem e produzir conteúdos empolgantes a partir dos nossos novos núcleos de jornalismo”, afirma Abdo Chequer, diretor de Jornalismo da Rede Gazeta.

Mesmo em um ambiente compartilhado, cada veículo preserva o seu DNA. Ao entregar o novo espaço aos times, Abdo também fez uma homenagem a Cariê Lindenberg: “Por ter trabalho com ele anos testemunhei a sua vontade de acertar, principalmente diante das dificuldades editoriais. Enfrentamos tempos sombrios, em que denunciamos como o crime organizado estava impregnado no poder público, ao mesmo tempo que passamos por dificuldades financeiras. Hoje o crime organizado está na rede virtual, espalhando mentiras, e as dificuldades financeiras continuam. Mas o trabalho inspirado por Cariê continua”, reiterou.

Área de Negócios

Desde que anunciou a reestruturação da sua área de Negócios, integrando os departamentos de marketing e soluções comerciais, a Rede Gazeta passou a implementar a unificação dessas equipes. O foco do novo ambiente é oferecer ao mercado mais possibilidades, ferramentas, estratégias e ações multiplataforma de forma conjunta.

“Desde fevereiro, quando criamos a Diretoria de Mercado, estamos mais integrados e hoje é o dia dessa consolidação. Essa nova área inaugura um novo momento. Essa área vai facilitar por integrar as equipes. Agora é a nossa hora. Temos um desafio enorme no segundo semestre, então temos que fazer valer esse investimento. Mas sempre trabalhando com base nos valores da empresa e preservando um dos nossos pilares, que são os nossos talentos” defendeu o diretor de Mercado da Rede Gazeta, Márcio Chagas.

Veja como ficou:

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.