Rede Gazeta recebe fundação da Rede de Monitoramento que disponibilizará indicadores sociais de Vitória

Iniciativa vai monitorar áreas como segurança, energia, mobilidade, desigualdade urbana e uso do solo

Por Ismael Inoch - atualizado em 20/04/2017 as 11:00

Bruna Borjaille

Bruna Borjaille

Fundação da iniciativa lotou auditório da Rede Gazeta

Acompanhar os indicadores de qualidade de vida em Vitória é um dos objetivos da Rede de Monitoramento Cidadão, lançada nesta quarta-feira (05), na sede da Rede Gazeta, na Capital. O trabalho desenvolvido pela iniciativa vai ficar de olho em indicadores como segurança, energia, mobilidade, desigualdade urbana e uso do solo e outros temas de relevância para a cidade. O encontro contou com a participação do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, outras autoridades políticas, empresários e demais representantes das instituições parceiras do projeto.

Vitória é uma das cinco cidades brasileiras que contará com o serviço. Com esses dados mapeados, será possível monitorar e cobrar a execução dos projetos que impactam o município. A iniciativa faz parte do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da CAIXA (FSA/Caixa) e que tem a Baobá – Práticas Sustentáveis como agência executora do projeto. A Rede Gazeta é uma das organizações participantes.

Bruna Borjaille

Bruna Borjaille

Carlos Fernando Lindenberg Neto

“É uma honra sediar a fundação da Rede. Agradeço a participação de cada um envolvido com o projeto.
O nosso papel como grupo de mídia é ser parceiro na área de Comunicação. Faz parte da nossa missão contribuir para a melhoria continua da qualidade de vida dos capixabas, tal como é a preocupação da iniciativa com o município de Vitória”, destaca o diretor-geral da Rede Gazeta, Carlos Fernando Lindenberg Neto (Café).

Por meio de um site ou aplicativo, o cidadão poderá acompanhar esses indicadores que serão atualizados anualmente. Junto com esse levantamento, vão ser realizadas pesquisas de opinião, cujos resultados também serão divulgados, para conhecer o que a população pensa e deseja para o futuro da cidade.

“Nossa intenção é materializar propostas que venham de projetos que estimulem o desenvolvimento e o progresso de Vitória”, explicou o especialista do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Dino Caprirolo.

O trabalho será acompanhado por organizações da sociedade civil, da iniciativa privada, meios de comunicação, faculdades e universidades. Juntos vão ajudar a entender os impasses que impedem o crescimento e o desenvolvimento da cidade e vão ainda ajudar a elaborar ações e projetos para solucionar os problemas ou cobrar a solução deles.

“A Rede de Monitoramento Cidadão abrange todos os setores para fazer de Vitória uma cidade sustentável. O conhecimento desses dados serão disponibilizados para que todos possam acompanhar e, principalmente, que o morador da cidade ajude nesse processo”, convida o coordenador nacional do projeto, da Baobá, Fernando Penedo.

Ao todo vão ser 29 temas mapeados pela Rede de Monitoramento Cidadão, distribuídos em 137 indicadores. O projeto contempla ainda a captação de recursos que ajudem na elaboração dos projetos.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.