Rede Gazeta seleciona novo Conselho de Leitores para 2019

Os conselheiros atuam na avaliação do jornal A Gazeta e as inscrições vão até o dia 12 de novembro

Por Caroline Mauri - atualizado em 06/11/2018 as 15:35

O jornal A Gazeta e o Gazeta Online começaram as buscas de novos integrantes para formar o Conselho de Leitores de 2019. As inscrições vão até 12 de novembro no site www.redegazeta.com.br/conselho. O grupo atua avaliando diariamente a qualidade, precisão e abordagem das notícias publicadas. O trabalho é voluntário e se baseia em reuniões que acontecem uma vez por mês, na sede da Rede Gazeta, em Vitória.

Para participar, é necessário não ter vínculo com qualquer empresa jornalística nem filiação partidária pelo período do Conselho, que é de um ano. Também é preciso ter mais de 16 anos. Durante a permanência no conselho, cada membro receberá gratuitamente uma assinatura diária de A Gazeta e acesso ilimitado ao portal Gazeta Online.

Os selecionados na primeira etapa passarão por uma entrevista pessoalmente e o resultado será publicado no jornal impresso e no portal de notícias. Para facilitar a programação dos novos conselheiros, as datas das reuniões para todo o ano são anunciadas logo no primeiro encontro, que acontecerá no dia 4 de dezembro, junto com os membros do atual Conselho.

A implantação do Conselho de Leitores é um dos instrumentos de autorregulamentação sugeridos pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). Confira abaixo as regras para quem deseja participar:

conselhoRegulamento:
– Ter mais de 16 anos.
– Não há remuneração e o mandato é de um ano.
– Não ter vínculo com qualquer empresa jornalística, nem cargo político ou militância partidária/eleitoral
– Ler o jornal A Gazeta e/ou Gazeta Online, no mínimo, três vezes por semana.
– O conselheiro receberá, gratuitamente, uma assinatura diária de A Gazeta, durante a permanência no Conselho. Caso já seja assinante, a assinatura será renovada por um ano.
– Ter disponibilidade para uma reunião mensal na primeira terça-feira de cada mês (conforme calendário prévio).
– Comparecer a, pelo menos, 75% das reuniões presenciais, podendo ser substituído se faltar a mais de três reuniões em um ano.
– Opinar de forma crítica e sincera sobre o jornal tomando como base as instruções que receber.
– Trazer críticas e sugestões que tenham recebido de outras pessoas.

 

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.