Rede vai ajudar a monitorar qualidade de vida de Vitória

Vitória é uma das cinco cidades brasileiras que contará com o serviço, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Por Rede Gazeta - atualizado em 20/04/2017 as 11:05

Vitor Jubini

Vitor Jubini

As áreas de lazer estão entre os projetos que serão acompanhados pelo programa

A população de Vitória, em breve, vai poder acompanhar em um site ou em um aplicativo, os indicadores de qualidade de vida na Capital, tais como segurança, energia, mobilidade, desigualdade urbana e uso do solo, dentre outros. E com esses dados vai poder monitorar e cobrar a execução dos projetos que impactam a cidade.

Este é um dos objetivos da Rede de Monitoramento Cidadão, que será lançada na próxima quarta-feira (5). Vitória é uma das cinco cidades brasileiras que contará com o serviço, uma iniciativa que faz parte do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da CAIXA (FSA/CAIXA) e que tem a Baobá – Práticas Sustentáveis como agência executora do projeto. A Rede Gazeta é uma das organizações participantes da Rede de Monitoramento e também sediará o evento de fundação.

Os indicadores serão atualizados anualmente, como explica o coordenador nacional do projeto, da Baobá, Fernando Penedo. E, em paralelo, vão ser realizadas pesquisas de opinião, cujos resultados também serão divulgados, para conhecer o que a população pensa e deseja para o futuro da cidade. “O propósito é acompanhar o andamento de temas que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos”, assinala.

Em Vitória, por exemplo, um diagnóstico feito pela prefeitura identificou que algumas áreas demandam uma atenção especial: segurança, mobilidade urbana, mudanças climáticas e a gestão fiscal. Para melhorar estes indicadores, foram estabelecidas algumas metas e projetos.

É a aplicação deles, por exemplo, que poderá ser monitorada pela população, que poderá não só acompanhar o que está sendo realizado, mas também propor mudanças, ações ou até mesmo sugerir novos projetos. “O que se pretende é fortalecer a cultura de transparência e participação, de promover o debate público qualificado, de forma que fomente a eficiência na administração pública e incentive o direcionamento dos recursos públicos e privados para os setores prioritários”, explica Penedo.

O trabalho será acompanhado por organizações da sociedade civil, da iniciativa privada, meios de comunicação, faculdades e universidades. Juntos vão ajudar a entender os impasses que impedem o crescimento e o desenvolvimento da cidade e vão ainda ajudar a elaborar ações e projetos para solucionar os problemas ou cobrar a solução deles.

Na avaliação de Penedo, o monitoramento ajuda a fortalecer a democracia e estimula a população a participar dos projetos, não só acompanhando, mas tendo ainda a oportunidade de criticar ou propor novas ações.

Tudo isto é possível acompanhando os dados que vão ser divulgados no site que será criado. “Os cidadãos ganham dados confiáveis gerados a partir da análise técnica em assuntos de sustentabilidade urbana e poderão observar o que está sendo feito na construção de uma cidade sustentável.” E acrescenta: “A proposição de ideias, ações e projetos para o futuro do município a partir da sociedade civil é tão importante quanto a observação da evolução dos indicadores na cidade”.

Após o lançamento da rede, a expectativa é de que até o final do ano seja lançado o site e um aplicativo com todas as informações sobre Vitória. Ao todo vão ser 29 temas, distribuídos em 137 indicadores. O projeto contempla ainda a captação de recursos que ajudem na elaboração dos projetos.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.