Patrocínio:

Realização:

Patrocínio:

Realização:

Confira a série de reportagens especiais Eleições Fora da Bolha

Todos os anos os residentes produzem um projeto especial de conclusão de curso, que, em 2020, será o Eleições Fora da Bolha. Os alunos foram desafiados a cobrir as eleições em regiões com características opostas aos seus bairros de origem. Veja o resultado.

Todos os anos os residentes produzem um projeto especial de conclusão de curso. Em 2020, este projeto é o Eleições Fora da Bolha. Os alunos foram desafiados a cobrir as eleições em regiões com características opostas aos seus bairros de origem.

Até o final do curso, os 12 focas vão trabalhar nesta produção, que foi dividida em duas etapas: 1º e 2º turno das Eleições Municipais 2020. Confira o que já foi realizado até aqui!

Vitória

Lorraine mora em Central Carapina, na Serra; Karolyne em Vila Garrido, Vila Velha; e Rafael, no bairro Belvedere, em Belo Horizonte (MG). Assim, com a missão de saírem de suas “bolhas”, eles foram até a Ilha do Frade, Jardim Camburi e São Pedro.

Leia as reportagens especiais: “Desafios em Vitória: o olhar em diferentes bairros sobre segurança e saúde” e “Na Ilha de Vitória, população espera saída rumo ao aquaviário”.

Rafael e Karolyne no bairro São Pedro, em Vitória

Vila Velha

Os residentes Israel Magioni, morador do bairro Porto Novo, em Cariacica,  Nádia Prado, de Santo Agostinho em Belo Horizonte (MG),  e Vinícius Zagotto, do bairro Esplanada, em Castelo (ES) foram conhecer São Torquato, Praia da Costa e Terra Vermelha.

Juntos, eles contam o que encontraram em Vila Velha com as reportagens “Em Vila Velha, esgoto não escolhe classe econômica nem endereço” e “Projetos sociais ajudam a superar desafios da segurança em Vila Velha”.

Nádia, Israel e Vinícius Zagoto foram ao município de Vila Velha com Jairo, motorista da Rede Gazeta

Cariacica

Taísa Vargas, moradora da Praia da Costa, em Vila Velha; Maiara Dal Bosco, de Jardim América, em Goiânia (GO) e Vinícius Viana, de André Carloni, na Serra, mostraram a realidade dos bairros Jardim América, Campo Grande e Flexal I e II.

Eles produziram as reportagens “Pandemia de Covid-19 agravou problemas históricos em Cariacica” e “Efeitos da crise colocam em risco avanços da Educação em Cariacica”

Taísa, Maiara e Vinicius Viana em Flexal, Cariacica

Serra

Por fim, Daniel Reis, do bairro Acamari, em Viçosa (MG); Maria Fernanda Conti e Mônica Moreira, ambas de Jardim da Penha, em Vitória, foram nos bairros Manguinhos, Feu Rosa e São Diogo.

O trio apresentou problemas e opiniões de moradores da Serra com as reportagens “Interesses de idosos na eleição contrasta com indiferença de jovens na Serra” “Expansão imobiliária faz desafio da educação pública aumentar na Serra”.

Daniel, Maria Fernanda e Mônica (por trás da câmera), foram até o município da Serra

Entenda o projeto

As pautas do “Eleições Fora da Bolha” foram criadas a partir dos três principais problemas de cada município relatados pelo Ibope em uma série de pesquisas realizadas em outubro na Grande Vitória.  Depois do primeiro turno das eleições, os residentes voltarão aos mesmos bairros mostrar como foi o resultado do processo eleitoral em cada uma dessas localidades. 

Cada residente foi desafiado a fazer um levantamento de dados socioeconômicos do bairro em que mora: população estimada, perfil dos moradores por idade, renda média, eleitoral e outros fatores. Em seguida, foi feita uma seleção de bairros da Grande Vitória com características opostas, mas com dimensões demográficas semelhantes.

A proposta dessa tarefa, foi entender a realidade em que cada um vive, para, posteriormente, mergulhar em um ambiente diferente e, como o nome do projeto sugere, “sair da bolha”.

Saindo da bolha

Divididos em quatros trios, cada grupo foi encaminhado para uma das quatro cidades contempladas pela pesquisa, com o apoio de motoristas da Rede Gazeta e supervisão da coordenadora do curso, a jornalista Ana Laura Nahas.

Lorraine Paixão, moradora de Central Carapina, na Serra, conta como foi conhecer, a fundo, o bairro Ilha do Frade, na Capital. “Visitar um bairro completamente diferente do meu e ouvir histórias com realidades bem distantes da minha foi uma experiência quase antropológica. Ouvir alguém dizer que se sente presa dentro de casa por conta da insegurança na cidade foi um choque, pois, eu que moro em uma quebrada onde a violência ronda nunca me senti presa. E esse sentimento não é porque me acostumei com a violência e sim porque, enquanto moradora de comunidade, entendo que a vida precisa continuar. Se eu parar de sair de casa porque a cidade é violenta, eu deixo de existir”, aponta

Lorraine Paixão na Ilha do Frade, em Vitória

“Outro contraste que ficou muito evidente para mim, foi a normalização de um bairro nobre como a Ilha do Frade não possuir um transporte coletivo e os moradores não se importarem. Pelo contrário, se orgulharem por ali não ter ônibus, comércio e nem equipamentos públicos como escolas e posto de saúde. Se meu bairro não tivesse esses serviços básicos já estaríamos organizando protestos e cobrando a prefeitura. Ao meu ver, a Ilha do Frade está em uma realidade paralela dentro da cidade de Vitória. Ali quase não é um bairro, e sim um condomínio luxuoso da nata da sociedade capixaba”, complementa a residente.

Longe de casa

Pode-se, aqui, fazer um parênteses: na 23° turma deste curso, há quatro focas que vieram de outros estados: três de Minas Gerais e uma de Goiás. Além de um capixaba, do interior do estado, que também vive no estado mineiro. 

Confira o relato da Nádia Prado, que veio de Belo Horizonte (MG) para fazer o Curso de Residência:

“Sair da bolha foi um choque de realidade. Eu tenho muita noção dos meus privilégios, mas, ainda assim, ver de perto pessoas convivendo diariamente com situações como esgoto a céu aberto é chocante. Acho maravilhoso ir a campo e ter esse contato com as fontes e com o local sobre o qual estamos escrevendo, acho que isso é jornalismo. É para isso que estou nessa profissão! É um exercício constante de empatia e se colocar no lugar do outro para conseguir contar as histórias das pessoas através do olhar delas”, ressalta a jornalista.

Fique por dentro:

A primeira série de reportagens especiais do projeto “Eleições Fora da Bolha” já estão publicadas no portal A Gazeta, na editoria de Política. Fique de olho e acompanhe cada atualização deste projeto!

Que tal compartilhar?

Share on facebook
No Facebook
Share on twitter
No Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on whatsapp
No Whatsapp

Leia também:

Deixe seu comentário