“Existem ações que não custam nada”, diz fundadora da Transcendemos sobre inclusão

Em coletiva exclusiva aos residentes do 24º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, Gabriela Augusto, fundadora da Transcendemos, empresa de consultoria sobre diversidade e inclusão, dissertou sobre estes pilares em empresas. Segundo ela, qualquer empresa pode ser mais inclusiva, desde as menores até as multinacionais e que o processo é simples. Para Gabriela, só um obstáculo dificulta o aumento da inclusão: a ignorância.

Gabriela Augusto criou a empresa em 2017 depois de sentir na pele, por muito tempo, o preconceito e a LGBTfobia no dia a dia. “Eu sou uma mulher trans e negra. Me deparei com muitos desafios na vida. Ir à padaria já é uma situação”, conta.  Gabriela conseguiu transformar a própria dor e a dor dos amigos que não conseguiam espaços em empresas numa solução, a Transcendemos.

Gabriela Augusto
Gabriela Augusto, fundadora da transcendemos. Foto/Reprodução Acervo pessoal (@gabriela.aug)

A empresa presta processos de consultoria a diversos negócios dos mais diferentes ramos e confirmou que o interesse pela temática está crescendo. No entanto, não são todas as empresas que conseguem pagar pelo serviço e isso não pode ser desculpa para a falta de inclusão. “Tem coisa que não custa, acessibilidade digital, por exemplo. Legendar um story no Instagram não custa”, completa.

Começar pequeno, pensar grande

A própria fundadora da Transcendemos começou fazendo de pouco em pouco. Gabriela Augusto organizou na cidade em que vivia, Taboão da Serra – SP, o “Manual da Empresa de Respeito”. Um pequeno guia, impresso por ela mesma, com diversos conceitos sobre combate a LGBTfobia, igualdade racial e de gênero e respeito à pessoa com deficiência. “O que poderia fazer para reverter toda a situação desigual? Aí, eu criei o Manual”, confirma a diretora.

Com as próprias mãos, Gabriela distribuiu os manuais para pequenos negócios na cidade dela, desde lojas de roupas, lanchonete, a co-workings e agências de publicidade. A partir daí, ela começou a receber convites de empresas para realizar consultorias e o caminho até a Transcendemos foi natural.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *