Seminário prevê propostas de incentivo ao uso de bicicleta em Vitória

Encontro lança selo “Empresa Amiga da Bike” e cartilha para usuários

Por Comunicação - atualizado em 13/04/2018 as 14:57

Foto: Renata Salvalaio

Foto: Renata Salvalaio

A proposta do evento é convidar a sociedade para buscar propostas que incentivem o uso da bicicleta

Você conhece o mapa cicloviário de Vitória? Quais são os caminhos para pedalar pela capital? As respostas serão apresentadas no seminário “E aí, vamos de bike?”, segundo projeto desenvolvido no Gazeta Lab em parceria com alunos da Universidade do Espírito Santo (Ufes). O evento é aberto ao público e será realizado no auditório da Rede Gazeta no próximo dia 23 de agosto, às 13h30. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site www.redegazeta.com.br/vamosdebike.

Durante quatro meses, estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Geografia da Ufes estudaram as vias cicloviárias de Vitória para estudar propostas de melhorar a mobilidade urbana. O resultado deste trabalho foram quatro produtos que serão apresentados no seminário, organizado para reunir especialistas, sociedade organizada, poder público, setor privado e ciclistas.

“Em nossas pesquisas percebemos que muitos anseios dos ciclistas dependem de ações relativamente simples que esbarram em problemas técnicos ou legais desconhecidos da população. Percebemos que através da troca de informações entre os setores é possível promover melhorias consideráveis, bastando para isso que um lado conheça e reconheça as necessidades e dificuldades do outro”, relata a coordenadora do Laboratório de Planejamento e Projetos da Ufes e orientadora do projeto, Cristina Engel.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O arquiteto urbanista e administrador público, Miguel Ostoja Roguski, é o palestrante convidado

A proposta do evento é convidar a sociedade para participar e buscar propostas concretas que melhorem e incentivem o uso da bicicleta como meio sustentável na Capital. O arquiteto urbanista e administrador público, Miguel Ostoja Roguski, é o palestrante convidado para falar sobre o planejamento urbano para a mobilidade. Ele atua no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e vai debater erros e acertos quanto ao uso da bike em sua palestra com o tema “A bicicleta como alternativa de transporte”.

“A discussão é importante para ampliar a visão de futuro quanto ao uso da bicicleta como meio alternativo de transporte, além de trabalhar seu uso integrado com o transporte coletivo trabalhando a multimodalidade. Essa é uma maneira de enfrentar o problema de tráfego intenso em uma capital”, sugere o arquiteto.

Selo “Empresa Amiga da Bike”

Durante o desenvolvimento do projeto, doze empresas da Capital tiveram suas estruturas analisadas pela equipe para ver se atendem aos requisitos de incentivo ao uso de bicicleta entre funcionários e clientes. Por estarem dentro dos padrões estabelecidos pela pesquisa, três delas atenderam aos requisitos e serão contempladas com o selo “Empresa Amiga da Bike” no dia do evento.

“Mais do que um evento de conscientização, nós – usuários, autoridades, empresas e a universidade – esperamos estabelecer metas viáveis e, quem sabe, as diretrizes de um programa público ou privado voltado para a melhoria das condições de uso da bicicleta em Vitória”, espera Cristina. Posteriormente, outras empresas e instituições também vão poder solicitar o selo “Empresa Amiga da Bike”.

O encontro também lançará duas cartilhas de orientação aos ciclistas e empresas. O material para o usuário traz sugestões de como pedalar pela cidade e a cartilha das empresas apresentam orientações de como ser uma instituição reconhecida pelo uso da bicicleta.

Todo o conteúdo trabalhado pelos alunos da Ufes envolvidos no projeto do Gazeta Lab será divulgado em uma publicação especial no portal Gazeta Online, que será lançado no seminário.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.