Sinal analógico acaba dia 25 e 20% da Grande Vitória precisa mudar para o digital

Programas sociais oferecem kit com conversor e TV Gazeta continua gratuita somente no digital

Por Ismael Inoch - atualizado em 03/10/2017 as 15:18

Foto: Letícia Siller

Foto: Letícia Siller

“O sinal digital que, além de ser de graça e sem nenhuma mensalidade, tem qualidade de som e imagem muito superiores”, contou Gabriel

A TV Gazeta segue a contagem regressiva para o desligamento do sinal analógico na Grande Vitória. Em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, Fundão e Guarapari, a partir do dia 25 de outubro só será possível assistir a programação por meio do sinal digital. Para isso, a afiliada da Globo no Espírito Santo realiza uma série de ações educativas e oferece orientações para o telespectador.

“A única opção para continuar vendo televisão será por meio do sinal digital que, além de ser de graça e sem nenhuma mensalidade, tem qualidade de som e imagem muito superiores. Ou seja, mais motivos para não adiar a instalação do sinal em casa. Isso significa ver o jogo do seu time preferido com todos os detalhes, as novelas que mais gosta em alta definição e continuar acompanhando os telejornais da TV Gazeta”, explica o diretor de Operação e Programação da Rede Gazeta, Gabriel Moura.

Na Grande Vitória, 20% dos domicílios ainda não fazem uso da TV Digital, o que significa 131 mil unidades. Essa fatia da população da Grande Vitória tem até o dia 25 para ajustar a sintonia e não ficar com a televisão fora do ar. Por outro lado, 526 mil domicílios já têm sinal digital.

As pessoas que moram na Grande Vitória e participam de algum programa social do Governo Federal têm direito a receber, de forma gratuita, um kit conversor. Para ter acesso ao equipamento, os beneficiados devem se inscrever no site www.sejadigital.com.br. Por lá, é preciso agendar a retirada do kit, preenchendo o número do CPF ou do Número de Identificação Social (NIS). O telefone de atendimento é o 147.

É possível, também, cadastrar um número de celular para receber mensagens de texto contendo informações sobre a data, o lugar e o horário de retirada do material, composto de uma antena UHF e um conversor com controle remoto.

Tudo digital

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

“Estou curtindo muito. Agora, o sinal digital tem muito mais nitidez e qualidade, até o áudio está melhor”, afirmou Silvana

“Estou curtindo muito. Antes, com o sinal analógico, tinha muito chuvisco e poucos canais, o som era todo cortado e chiado. Agora, o sinal digital tem muito mais nitidez e qualidade, até o áudio está melhor”, comemorou a doméstica Silvana Barbosa Pereira, 35 anos.

“Recebemos o conversos pela Seja Digital e foi o técnico que veio instalar na minha casa. Agora o sinal tá muito melhor. Eu e meu marido assistimos muita TV e antes os canais eram cheios de fantasmas, tudo chiava, agora ficou ótimo”, comparou a dona de casa Lúcia Alves de Oliveira, 62.

Se o telespectador for comprar o conversor, a sugestão é anotar o modelo da televisão e apresentar ao vendedor na loja. A TV Gazeta também tem um site especial com o passo a passo de como fazer sua televisão receber o sinal digital. O endereço é www.tvgazetadigital.com.br.

Programas sociais que oferecem o kit:

Bolsa Família

Minha Casa Minha Vida

Pronatec

Carteira do Idoso

Tarifa Social de Energia Elétrica

Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda

Telefone Popular

Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos

Programa Cisternas

Água para Todos

Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental)

Bolsa Estiagem

Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural

Programa Nacional de Reforma Agrária

Programa Nacional de Crédito Fundiário

Crédito Instalação

Carta Social Serviços Assistenciais

Programa Brasil Alfabetizado

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Curiosidades

– Televisores antigos (com tubo) recebem sinal digital por meio de conversor

– A TV Digital é de graça e não tem mensalidade

– O processo de desligamento do analógico se chama Switch Off

– TV Digital não tem imagem com chuvisco ou chiado

– O telefone para agendar é o 147 .

– Mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018

– O desligamento do sinal analógico vai liberar espaço para internet 4G

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.