Somos Capixabas concorre a prêmio nacional
Projeto está participando do Brasil Design Award na categoria Design de Impacto Positivo
Texto: Carla Nascimento
O projeto Somos Capixabas está concorrendo a uma premiação nacional: o Brasil Design Award, na categoria Design de Impacto Positivo, subcategoria Design Gráfico. O concurso é organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign). O BDA abriu nesta quinta-feira (1º) o Voto Popular e, agora, o público também pode ajudar na premiação. Para votar no movimento basta acessar www.redegazeta.com.br/votesomoscapixabas. A votação vai até o próximo dia 15.
Para a diretora de Transformação da Rede Gazeta, Letícia Lindenberg, mais do que uma identidade visual marcante, o projeto ajudou a resgatar o protagonismo do capixaba no desenvolvimento do Estado.
“A Rede Gazeta completa 90 anos sem perder de vista o compromisso com os moradores do Espírito Santo. Eles são a engrenagem que move as atividades da empresa. Por isso, abraçamos um projeto que dá voz aos capixabas e reúne aspectos culturais, geográficos, gastronômicos e sociais”, afirma.
O diretor de Marketing e Desenvolvimento Digital da Rede Gazeta, André Furlanetto, comemora a participação no concurso. “É uma das mais expressivas premiações nessa área no Brasil, e realmente está na categoria perfeita: “Impacto Positivo”. Este é um dos principais objetivos de todo o trabalho, gerar um impacto positivo no Espírito Santo”, afirma.
De acordo com Igor Mendonça Franzotti, diretor de design e sócio-fundador da Lifebrand, empresa que criou a identidade visual, esta é uma oportunidade para mostrar o potencial criativo dos escritórios capixabas.
Segundo ele, a principal proposta do movimento é entender a diversidade capixaba como identidade. “O elemento cor e a ilustração ajudam a mostrar essa mistura sem gerar confusão. Ouvimos muito pelas ruas que esta é uma identidade alegre”, ressalta Igor.
O resultado do Brasil Design Award será divulgado no dia 25 de outubro, e a premiação no dia 22 de novembro, em São Paulo.
Somos capixabas
O movimento surgiu após a apresentação do estudo Sotaque Capixaba, realizado pela Rede Globo nas suas afiliadas, que apontou importantes informações sobre o comportamento e as escolhas de quem nasceu e vive no Espírito Santo.
O trabalho que consiste em ações de campanha publicitária, branded content, engajamento de conteúdo das redações e nas redes sociais é resultado de pesquisas e planejamento realizados pela empresa Amarelo Projetos com grupos de capixabas e estudos, que acontecem desde janeiro deste ano, sobre o comportamento, as escolhas, os orgulhos e os pontos que precisam ser trabalhados para melhorar a autoestima. A identidade visual foi criada pela Lifebrand.
Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.