Tecnologias aliadas à agricultura trazem bons resultados para a produção

A primeira palestra do evento enfatizou a importância de inovar na produção através da implantação de movas tecnologias

Por Comunicação - atualizado em 24/11/2017 as 18:02

Foto: Landerson Vieira

Foto: Landerson Vieira

O TecnoAgro é um evento gratuito realizado por A Gazeta

Repensar o mercado agricultor, buscando implementar alternativas que em curto, médio e longo prazo possam trazer melhorias para a vida do produtor rural, é o objetivo da primeira edição do TecnoAgro. Uma das iniciativas é a criação de “Agtechs”,  startups especializadas em desenvolver soluções voltadas para a economia do campo. “O agronegócio é muito importante para o desenvolvimento econômico do país. E essas empresas precisam do investimento de políticas públicas para fomentar ideias e alavancar o crescimento dos produtores”, disse Octaciano Neto, jornalista e líder da plataforma e curador da StartAgro, que palestrou no evento nesta sexta-feira(24).

Levar a tecnologia para o produtor rural, seja ele de pequeno ou grande porte é levar também a informação, como destacou outro dos palestrantes, Clayton Melo. “O produtor, no final da safra, tem o resultado, mas em muitos casos ele não tem aquilo digitalizado ou um aplicativo para medir como foi o processo de plantio, colheita e até mesmo a criação. Sem essa medição, ele pode estar desperdiçando, e consequentemente, perdendo dinheiro, tudo isso sem saber”, ressaltou.

Clayton ainda reforçou a importância do empreendedor tecnólogo entender a realidade do produtor e ter paciência na hora de oferecer a tecnologia. “Os valores e quais tecnologias variam muito de produtor para produtor. É preciso uma avaliação para que o trabalhador rural identifique suas necessidades junto ao especialista em tecnologia para o campo”, diz.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Colatina, trouxe cinco projetos tecnológicos inovadores. Dentre eles, a “Suinocultura”, que tem a função de regular a temperatura do ambiente em que estiverem os porcos, é um deles. “Quando o calor do ambiente sobe, a luz desligará automaticamente. Isso resulta em ganho para o produtor, mantendo a saúde e o bem estar animal”, pontuou o professor do instituto Nilson Moraes.

O TecnoAgro é um evento gratuito realizado por A Gazeta e acontece nesta sexta-feira (24) e sábado (25). O evento visa discutir ações e soluções tecnológicas que contribuem para o mercado agropecuário do Espírito Santo.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.