TV Gazeta e g1 ES são premiados no Prêmio Adepes de Jornalismo

Any Cometti, da TV Gazeta, e Maíra Mendonça, do g1 ES, foram premiadas nas categorias Multimídia e Webjornalismo, respectivamente

Por Lucas Valadão - atualizado em 21/12/2021 as 11:30

Texto: Ludson Nobre

O g1 Espírito Santo e a TV Gazeta foram premiados na 4ª edição do Prêmio Adepes de Jornalismo promovido, na última sexta-feira (17), pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Espírito Santo. Any Cometti, da TV Gazeta, foi a repórter que ficou com o primeiro lugar na categoria Multimídia. Do g1 ES, Maíra Mendonça foi premiada com o segundo lugar na categoria Webjornalismo/Impresso.

A reportagem feita por Maíra foi sobre o aumento na demanda por atendimento jurídico em defensorias públicas do Estado durante a pandemia de Covid-19. “O jornalismo tem a capacidade de colocar assuntos em pauta. E nós jornalistas, assim como os defensores públicos, temos a missão de dar visibilidade às minorias, de lutar por uma sociedade mais justa, com direitos para todos. Especialmente no período da pandemia, quando essas demandas ficaram ainda mais evidentes, nosso papel foi muito relevante. Fico muito feliz de poder ter contribuído com esse processo e de ver meu trabalho sendo reconhecido por isso”, destaca a jornalista.

O prêmio com TV Gazeta na categoria Multimídia foi com a reportagem que mostrou, em outubro deste ano, um mutirão de troca de nome nos documentos para pessoas trans, travestis e não binárias. “Os defensores públicos elogiaram muito o tratamento que a gente deu na reportagem, o respeito aos pronomes de tratamento e a explicação de toda a questão da transexualidade. No dia que a reportagem foi ao ar, depois que entramos ao vivo, a demanda pelo serviço do mutirão dobrou. Eu fico feliz que a gente ajude a sociedade dessa forma, porque muita gente só soube do serviço porque viu na TV”, conta Any Cometti.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.