Vitória abre temporada do Medida Certa 2015 com caminhada

Por Ismael Inoch - atualizado em 19/05/2015 as 16:55
foto: Divulgação
Vitória abre temporada do Medida Certa 2015
Caminhada será no próximo domingo (10) na Praia de Camburi

Para dar início à temporada 2015 do Medida Certa, Vitória será a primeira cidade do Brasil a receber a caminhada, no próximo dia 10 de maio, na Praia de Camburi. O encontro começa às 08h e vai até o meio dia, com a participação do preparador físico Márcio Atalla, conhecido por comandar o quadro no Fantástico, na TV Globo.

Além de participar de caminhadas, o público que comparecer aos eventos terá acesso a outros serviços, como cálculo índice de massa corporal (IMC) e medição de circunferência abdominal, orientações nutricionais, oficina de alimentação saudável e orientações sobre alimentação infantil. Os serviços serão oferecidos pelos parceiros Serviço Social da Indústria (Sesi) e Pastoral da Criança.

“A nossa intenção é convidar os participantes a praticarem hábitos para uma vida saudável. Nossa previsão é atender 9 mil pessoas no local”, disse o gerente de Vida Saudável do Sesi no Estado, Alberto Mathias.

“A obesidade infantil aumentou bastante. E, agora, a preocupação também é com esse público que está acima do peso. Vamos oferecer atendimento para crianças de 0 a 6 anos e, dependendo das medidas e pesos, vamos dar orientações para melhorar a alimentação e ter uma vida saudável”, explica a coordenadora da Pastoral da Criança local, Solange Lima dos Santos.

foto: Reinado Marques
Vitória abre temporada do Medida Certa 2015
O preparador físico Márcio Atalla estará na caminhada

Até junho, moradores de mais cinco capitais brasileiras poderão participar dos eventos gratuitos organizados para estimular a prática de exercícios e a adoção de um estilo de vida mais saudável, enquanto acompanham a mudança de rotina dos participantes do quadro no ‘Fantástico’.

Vitória não foi escolhida à toa para lançar a caminhada do Medida Certa. Os capixabas dão exemplo de vida saudável. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), realizada em 2013, a Capital do Espírito Santo foi a segunda cidade brasileira onde as pessoas mais se exercitam, ficando atrás apenas de Florianópolis. Isso quer dizer que 43% dos adultos praticaram pelo menos 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada e 75 minutos semanais de atividade física vigorosa.

Vitória será apenas a primeira parada do Medida Certa. Os eventos seguem para Goiânia, Manaus, Recife e São Paulo.

Com novo formato: Medida Certa – o condomínio

Exibido aos domingos pelo Fantástico, o quadro ‘Medida Certa – o condomínio’ é um projeto de reprogramação do corpo idealizado pelo preparador físico Márcio Atalla a partir de exercícios físicos e reeducação alimentar. Este ano, o quadro ganha novidades: o objetivo agora é realizar uma intervenção no cotidiano de 90 moradores de um condomínio em São Paulo e promover uma transformação em seus estilos de vida. Dois grupos de 45 pessoas, vizinhos de blocos diferentes, vão disputar qual deles consegue emagrecer mais. Ao lado de Márcio, a atriz Fabiana Karla acompanha a evolução do processo incentivando a participação dos moradores.

Em paralelo à exibição da disputa, a Globo, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), promove eventos gratuitos com caminhadas e dicas para melhoria da qualidade de vida em cinco cidades brasileiras. A rotina proposta para os moradores do condomínio estará disponível para o público através de aplicativo para as plataformas iOS e Android.

Campanha

A estreia da edição 2015 do ‘Medida Certa’ e as caminhadas que levam a chancela do projeto serão divulgadas por meio de filmes e chamadas produzidos pela Comunicação da Globo. Para a divulgação do quadro exibido no ‘Fantástico’, a ideia é reforçar a disputa entre vizinhos, mote da edição deste ano. Em dois filmes de 30 segundos, moradores de diferentes blocos de um condomínio presenteiam seus vizinhos com pizzas, cesta de guloseimas, tudo na tentativa de sabotar a dieta do colega. A locutora diz que a disputa deste ano será entre moradores do bloco A contra moradores do bloco B de um mesmo condomínio.

Já as caminhadas, serão anunciadas por meio de chamadas na programação de diferentes afiliadas da Globo em todo país. Começando por Vitória, primeira cidade a receber a ação, as chamadas brincam com a preguiça de algumas pessoas na hora de fazer exercícios. Com imagens gravadas do ponto de vista de uma pessoa em movimento, Márcio Atala afirma, em off, que já realizamos vários tipos de caminhada em nosso dia-a-dia como, por exemplo, a caminhada até o sossego, quando nos dirigimos para o sofá ou a caminhada até a sobremesa, quando andamos em direção a um pote de sorvete. Fechando a chamada, Marcio faz o convite para que as pessoas caminhem, também, até a Medida Certa, participando das caminhadas do projeto.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.