Patrocínio:

Realização:

Patrocínio:

Realização:

Reprovação escolar pode ter um lado bom? Especialista explica

A aprovação em massa pode virar uma bola de neve e levar o déficit escolar para o dia a dia do indivíduo, gerando o analfabetismo funcional. 

A reprovação escolar é um tema polêmico e que divide opiniões. Afinal, passar ou não passar de série um aluno que não obteve a nota média? A educadora e comentarista do CBN Cotidiano, Juliana Santos, acredita que deixar um aluno reprovado tem no fundo um lado positivo, mas que “a maioria das escolas vota por uma aprovação”, o que acaba trazendo vários pontos negativos na vida de uma pessoa.

Segundo a professora, desde antes da década de 90, há uma pressão muito grande para que os alunos sejam aprovados, mesmo sem que tenham aprendido de fato a matéria. Essas aprovações são movidas por “questões políticas”, de acordo com a educadora, tanto na escola pública quanto na particular. Na primeira, os centros de ensino recebem verba por sucesso – quanto mais aprovados, mais êxito uma escola tem e mais verba ela recebe. Já nas escolas privadas há um “discurso para reter as matrículas”.

Segundo especialista, muitos estudantes são aprovados mesmo sem saberem o básico da matéria. Crédito: Unsplash

Essa prática pode virar uma bola de neve e trazer efeitos durante toda a vida de um indivíduo. É que, segundo a comentarista do CBN Cotidiano, se um estudante é aprovado sem ter o conhecimento satisfatório de uma matéria, ele chega à vida adulta com o chamado analfabetismo funcional. Termo usado para falar sobre pessoas que sabem ler e escrever, mas não conseguem interpretar textos, ideias e resolver operações matemáticas. 

A professora complementa dizendo que o déficit escolar pode acompanhar o dia a dia de uma pessoa, trazendo muitas dificuldades ao longo de sua vida, como não saber matemática financeira, por exemplo. 

O OUTRO LADO

Existe um lado bom para a reprovação? Segundo Juliana Santos, sim. Ela explica que a não aprovação de um aluno tem função pedagógica. “É uma forma de aprendizagem. É também uma forma de aprender e aprender pra vida”, afirma. 

Para a professora, ao ficar reprovado, um estudante terá a oportunidade, mais uma vez, de aprender a matéria que naquele momento não conseguiu.  Ela chama a atenção ainda para o papel dos pais na formação educacional dos filhos e como os responsáveis devem lidar com a reprovação. 

“Como pai e mãe a gente tem que ser honesto com a educação do filho. E dizer ‘olha, eu prefiro que ele fique aqui’”, afirma.

Juliana Santos acredita que, mesmo as escolas que trabalham com a dependência de disciplinas — sistema em que o aluno passa de série, mas no próximo ano continua tendo aulas da matéria em que foi reprovado —, precisam repensar a prática, pois não há uma garantia de que o ensino vai conseguir suprir todas as necessidades do aluno. Para a educadora, o mais importante é a certeza de que o estudante tem conhecimento satisfatório e não apenas deixar que ele siga adiante.

Que tal compartilhar?

Share on facebook
No Facebook
Share on twitter
No Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on whatsapp
No Whatsapp

Leia também:

Deixe seu comentário