Patrocínio:

Realização:

Patrocínio:

Realização:

Geraldo Nascimento conta rotina para se manter bem informado

Editor Executivo de Produção da Rede Gazeta conversou com participantes da Residência em Jornalismo na primeira semana do curso

“Minha dieta de mídia é ouvir CBN o dia todo, acho que só na minha mesa tem um radinho que fica ligado”. Essa é uma das estratégias que o jornalista veterano Geraldo Nascimento utiliza para se manter bem informado.

Ele conta que sua “dieta de mídia” começa antes das 6h quando se atualiza nos grupos de jornalismo da Rede Gazeta. Depois, lê as principais capas dos veículos nacionais e acessa notícias pela internet. Além disso, está atento aos fatos relevantes do dia graças ao radinho que fica na sua mesa de trabalho.

Na última terça-feira (14) os residentes de Jornalismo da Rede Gazeta tiveram um encontro virtual com o Editor Executivo de Produção do Grupo, Geraldo Nascimento. O jornalista compartilhou os detalhes da sua rotina na redação, da produção para os telejornais e deu dicas para os candidatos a focas se manterem antenados para a atuação profissional.

Geraldo Nascimento já foi residente e hoje é Editor Executivo de Produção da Rede Gazeta (Foto: Reprodução/Globoplay)

“O rádio é um veículo muito bom para notícias de última hora, então é bem provável que chegue no rádio primeiro. Se bobear, quando entrar o plantão na GloboNews a CBN já está dando a repercussão”, brinca.

Com o tema “Dieta de informação: como ser bem informado em tempos de overdose de conteúdo”, a palestra apresentou aos residentes algumas estratégias para lidar com o excesso de informação no cotidiano.

Mesmo que a exigência do ofício imponha um ritmo intenso de notícias, o Editor Executivo de Produção da Rede Gazeta é realista: é impossível ler, ouvir e assistir tudo. É preciso gerenciar o tempo, sobretudo nas redes sociais.

Para isso, Geraldo indica o TweetDeck para acompanhar assuntos do seu interesse. A plataforma do Twitter permite que o usuário selecione filtros personalizados e monitore diversas palavras-chave ao mesmo tempo.

O jornalista também assina newsletters de grandes portais e canais especializados, que são boletins informativos distribuídos por e-mail. Para ele, essa é uma forma objetiva de se manter bem informado. 

“Newsletter costuma ser um bom ponto de partida. É uma curadoria de alguém que eu confio e vai me entregar o mais importante. Para assuntos ligados à tecnologia eu olho no ‘Meio’ primeiro, e a partir dali busco outro site”. Meio é uma newsletter que apresenta o resumo das matérias dos principais veículos do país, assinada pelo jornalista Pedro Dória.

Em 2004, Geraldo Nascimento também foi residente em Jornalismo da Rede Gazeta. Ao final do curso, recebeu uma proposta temporária para trabalhar na TV e continua até hoje. Teve passagem no rádio, impresso e site. Foi repórter da madrugada, produtor do Bom Dia ES, âncora na CBN Vitória. Hoje, é Editor Executivo de Produção. 

A 24ª edição do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta conta com 10 participantes do Espírito Santo, de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina.

Na primeira fase da Residência participantes acompanham os eventos pela internet

Que tal compartilhar?

Share on facebook
No Facebook
Share on twitter
No Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on whatsapp
No Whatsapp

Leia também:

Deixe seu comentário