Patrocínio:

Realização:

Patrocínio:

Realização:

Avanço na vacinação contra a Covid não é sinal verde para que as praias capixabas fiquem lotadas no fim de ano

Em janeiro de 2021, ainda sem a vacina contra o coronavírus disponível, várias já se aglomeraram nas praias capixabas. Com o avanço da vacinação no Brasil ao longo deste ano, é cada vez mais comum ver as faixas de areia em frente ao mar lotadas de gente durante os dias de intenso calor. Contudo, estar imunizado contra a Covid-19 não permite que medidas restritivas de combate ao coronavírus sejam ignoradas.

Apesar de mais de 84,4 milhões de brasileiros já terem tomado as duas doses da vacina contra a Covid, segundo dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa na terça-feira (21), o fim da pandemia ainda não está tão próximo como muitos imaginam.

“Estamos vendo as pessoas fazendo muitas programações para réveillon e carnaval, e isso é muito preocupante. Estamos vendo as praias cheias. As pessoas estão achando que a pandemia acabou. É um cenário de muita preocupação”, diz Ethel Maciel, epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Novas variantes preocupam

De acordo com a especialista, apenas a vacinação não é suficiente para a sociedade combater o coronavírus.

“Precisamos continuar com as medidas não farmacológicas como usar máscara, manter o distanciamento físico, higienizar as mãos e evitar aglomeração”, alerta, em entrevista coletiva dia 22 para alunos do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta.

Apesar de protegerem as pessoas em relação à Covid-19 e diminuir a gravidade dos efeitos causados pelo coronavírus, as vacinas atualmente disponíveis não conseguem frear a disseminação do vírus por conta das novas variantes.

“A noção de que apenas a vacina não é suficiente surgiu por conta das variantes mais transmissíveis, como a variante Delta. A partir daí, vimos que vacinados também transmitem o vírus. Mesmo vacinada, a pessoa precisa usar máscara”, explica a epidemiologista.

Dessa forma, impedir que o vírus circule e seja transmitido continua a ser uma tarefa de extrema importância, justamente por conta das mutações do coronavírus. Portanto, a cautela e os cuidados devem ser mantidos tendo em vista o fim da pandemia.

Que tal compartilhar?

Share on facebook
No Facebook
Share on twitter
No Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on whatsapp
No Whatsapp

Leia também:

Deixe seu comentário