A possibilidade de levar informação por meio de histórias visualmente atrativas e de fácil compartilhamento fez com que os Web Stories conquistassem o público, especialmente os jovens, aliando dinamismo e agilidade. A Oficina de Web Stories, com a editora visual de A Gazeta, Adriana Rios, realizada na segunda (04/10), apresentou aos residentes as características da produção desse formato e o programa utilizado em A Gazeta para construção dessas narrativas.
Adriana explica que “o formato pode contar uma história prévia para alguma matéria, dar uma dica, ou um passo-a-passo. Além disso, envolve os leitores com recursos visuais e carregamento fácil, facilitando oportunidades publicitárias. E, ao fim de cada conteúdo, “o usuário pode ser direcionado para o site do cliente ou para uma página do portal com o conteúdo por inteiro”.
Para a construção da narrativa, os residentes foram apresentados às características específicas, utilizadas pela Rede Gazeta, de cada tópico dos Web Stories: título, texto, imagem e vídeo.
- Título: é a manchete da notícia. Deve ter no máximo 40 caracteres e ser atrativo.
- Texto: precisa ter um bom contraste com o fundo para facilitar a leitura, além de ser direto e curto para manter o leitor interessado. O alinhamento com um padrão para todas as páginas também é indicado para manter o padrão daquela narrativa.
- Imagem: as histórias pedem um apelo visual que atraia a atenção e complemente a informação. Devem ocupar a tela inteira, ter boa qualidade e ser cortada para retirar os elementos desnecessários que possam haver.
- Vídeo: duração máxima de 15 segundos. Eles devem ser leves para facilitar o carregamento e caso haja alguém falando é necessário incluir a legenda.
Na segunda parte da oficina, Adriana Rios ensinou a utilizar o programa Makestories, próprio para produção desse tipo de conteúdo na Rede Gazeta. Após o treinamento, os focas foram liberados para produzir um conteúdo em formato Web Stories e aplicar os conhecimentos adquiridos em uma narrativa dinâmica, visual e inovadora.