Patrocínio:

Realização:

Patrocínio:

Realização:

Caminhos para construir uma boa reportagem

Conversa e oficina com Ari Melo, repórter cinematográfico da TV Gazeta.

Integração, companheirismo, coragem, dedicação e curiosidade são algumas das características que Ari Melo, repórter cinematográfico da TV Gazeta, considera indispensáveis para a construção de uma boa reportagem. Nada é feito individualmente e, por isso, somente trabalhando em equipe é possível realizar um bom trabalho.

A integração e o alinhamento entre repórter, repórter cinematográfico, produtor e editor são essenciais para que uma pauta se transforme em uma reportagem de qualidade. Cada pessoa carrega um olhar diferente que pode se traduzir em diferentes combinações de ideias e inovações. Porém, se não for conversado entre a equipe, esse potencial fica desperdiçado.

Além da ideia de integração, Ari Melo contou, durante a oficina feita com os residentes em jornalismo da Rede Gazeta, na terça-feira (19/10), que o olhar curioso do repórter para os acontecimentos do cotidiano é uma fonte inesgotável de inspiração para as pautas. É só ter atenção, paciência e observar ao seu redor que sempre terão informações interessantes a serem noticiadas.

A oficina

A atividade contou com dois momentos: uma parte de conversa e outra de prática. Primeiramente, o repórter cinematográfico, mostrou diversas reportagens feitas por ele, na medida em que explicava os desafios, os bastidores, compartilhando experiências e conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Muitas perguntas e curiosidades surgiram dos residentes, tornando o encontro, um diálogo fluido e muito rico.

Ao final dessa conversa, os focas partiram para a parte prática. Todos receberam um mesmo texto de passagem (o trecho da matéria em que o repórter aparece, fazendo a ligação entre um trecho da reportagem e outro), com o desafio de gravá-lo na parte externa da Rede. O frio na barriga, de estar em frente às câmeras pela primeira vez na residência, chegou para os residentes, mas com o apoio e as orientações do Ari, todos conseguiram executar a atividade.

Que tal compartilhar?

Share on facebook
No Facebook
Share on twitter
No Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on whatsapp
No Whatsapp

Leia também:

Deixe seu comentário